Com a finalidade de avaliar as atividades realizadas em 2014 e fazer um planejamento para o próximo ano, bispos do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se, nos dias 13 e 14 de novembro, no Instituto Sapientiae, em Anápolis (GO). Também participaram do evento coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores das pastorais, organismos e movimentos.
O evento contou com uma exposição apresentada pelo padre Gervásio Queiroga que, por muitos anos, foi assessor da CNBB. Na ocasião, o presbítero falou sobre a história da Conferência, com ênfase no Conselho Episcopal Regional (Conser) e no secretariado executivo. Para padre Gervásio, “uma Conferência Episcopal é a colegialidade em exercício. É uma instituição permanente, que obrigatoriamente congrega bispos diocesanos, pastores da Igreja”.
Padre Gervásio lembrou, ainda, de dom Helder Camara que, “desde o início, apontava que a criação dos regionais seria a maneira mais prática e eficiente da Conferência realizar o seu trabalho”.
O assessor sugeriu também que os regionais participem da implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, pois é “uma instância de planejamento e de orientação da pastoral de conjunto, no âmbito da região”
Segundo o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, o regional não pode ser reduzido a uma instância meramente de serviço, mas também uma instância pastoral, uma expressão da Igreja local”.
O encontro de avaliação e planejamento do Centro-Oeste terminou com uma missa de envio, presidida pelo presidente do regional, dom Messias Reis Silveira, que expressou alegria em acolher os representantes das dioceses para avaliar o que foi feito e planejar as atividades de 2015, entre elas a Assembleia do Povo de Deus, que ocorrerá em setembro próximo.
Com informações do regional Centro Oeste
