Clero da diocese de São Mateus debate a questão da Pastoral Urbana

Dom Zanoni Demettino Castro e o clero de sua diocese, São Mateus (ES), estudaram a temática da pastoral Urbana, nos dias 23 a 26. O assessor do encontro foi o padre Joel Portella Amado, Coordenador de Pastoral da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Partindo de perguntas que os participantes fizeram, padre Joel foi desenvolvendo os temas: Pré-urbano e Urbano; O caminho da reflexão: Como atuar nas questões urbanas?

diocesedesaomateusFundamentado nos documentos de Medelin, Puebla, Santo Domingo, Ecclesia em America, Aparecida e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, os agentes concluíram que estão na formação pré-urbana, mas os documentos da Igreja na América Latina e Caribe impulsionam a atuar cada vez mais na dimensão urbana, e que a cultura deve ser evangelizada e reconhecer valores maravilhosos no mundo da cidade.

“A mobilidade é própria da cidade e exige que os valores do Evangelho sejam vividos na nossa cultura urbana que está no campo e na cidade. O documento de Aparecida, sobretudo os números: 12, 41 e 179, foram referências para ver que a Palavra de Deus valorizada, a dimensão Missionária, as pessoas afastadas, a opção pelos pobres e nosso serviço, não podem ser esquecidos na nossa evangelização”, destacou, ao final do encontro, dom Zanoni Demettino.

Tags:

leia também