Integrado por quatro unidades centralizadas no mesmo edifício, o a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) está inaugurando, na próxima sexta-feira, 16, um Memorial da arquidiocese. O evento será aberto ao público.
O Memorial é composto pelo Arquivo Arquidiocesano, Inventário do Patrimônio Cultural, Centro de Promoção e Divulgação Cultural e Religiosa e pelo Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Mantido pela Sociedade Civil Espírito Santo (SCES), associação de caráter beneficente, educativo e cultural, instituição da arquidiocese de Belo Horizonte, o Memorial é uma contribuição para a sociedade que terá um rico acervo disponível para fonte de pesquisa.
De acordo com o arcebispo de Belo Horizonte e o vigário episcopal para a Comunicação e Cultura na diretoria executiva, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o Memorial é uma inovação da arquidiocese de Belo Horizonte e também uma demonstração do valor e importância conferidos ao patrimônio histórico e cultural. “Um passo à frente no compromisso com a conservação e preservação do valioso tesouro constituído pelo acervo histórico e arquitetônico das igrejas e capelas construídas pela devoção popular a partir do século 18. É também um presente para os mineiros que encontrarão as portas abertas do Memorial para conhecer mais a sua própria história”, afirmou.
O lançamento será às 9h, com um momento de espiritualidade e benção do edifício, na paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, na Praça Duque de Caxias, 200 – Bairro Santa Teresa.
