O Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), por meio de sua Comissão de Bens Culturais, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (Iphan) realiza entre os dias 26 a 28 de outubro, em Belo Horizonte, o I Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação. O objetivo é promover um fórum de debates procurando ampliar as discussões a cerca da preservação do patrimônio cultural da Igreja e reconhecimento de sua importância como instrumento evangelizador.
O evento é destinado a arquitetos, arquivistas, bibliotecários, conservadores, historiadores, museólogos, pesquisadores, restauradores, estudantes universitários e professores. Também são público do seminário congregações religiosas, bispos, padres, diáconos e seminaristas.
O seminário está sendo promovido pela Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2, que tem o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, como responsável. O evento tem a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais e Espírito Santo. A Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja é uma instância anexa à Comissão de Educação e Cultura, criada no ano de 2009. Para dom Gil, a comissão foi constituída para ser a responsável por ações efetivas para a preservação dos bens culturais da Igreja dentro do Regional. “Os dois estados tem 60% de todo o acervo artístico da Igreja no Brasil”, conclui.
