Estiveram reunidos na paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (SP), nesta quarta-feira (9), padres, religiosos e diáconos da diocese de Araçatuba (SP), em torno do bispo diocesano dom Sergio Krzywy. O propósito do encontro foi a realização da assembleia semestral do clero.
Depois da oração inicial, foram apresentados os novos integrantes do clero da diocese: os padres Arlindo Pereira de Lima (SDB), José Marcos de Oliveira (SDB), Luilton Sebastião Pouso Lebre da Silva (SDB) e Antônio Fausto Valença (CMF).
Na sequência, dom Sergio orientou todo presbitério sobre a celebração do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais nas comunidades, no próximo 20 de maio, dia da Ascensão do Senhor. Lembrou do envio do livreto para todas as paróquias com a mensagem do papa Bento XVI e dicas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de como celebrar a data, como forma de incentivar e fortalecer as ações da Pascom na diocese, que realizou encontro no último domingo (6), na cidade de Guaraçaí.
Também apresentou o folder “Oração em Família”, entregue para todas as paróquias para distribuição e celebração nas famílias pela diocese. Esse folder, assim como a recente cartilha produzidos pelo Conselho Diocesano de Pastoral, fazem parte da série de subsídios que a diocese tem lançado com o objetivo de orientar as pastorais, regiões, paróquias, comunidades e famílias, sobre a “Aplicação das prioridades diocesanas no quadriênio 2011-2015”.
Continuando, o bispo diocesano fez uma breve explanação sobre a 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, que aconteceu entre os dias 17 e 26 de abril, no Santuário Nacional em Aparecida (SP), com o tema “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. Destacou as mensagens da CNBB aprovadas durante o período da assembleia, como das eleições municipais em 2012 e celebração do 50º Aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II; as notas como da reforma do Código Penal e em defesa dos povos indígenas; além de outras deliberações, como o fundo de solidariedade de ajuda às dioceses com pouca arrecadação e consequente dificuldade. O Ano da Féanunciado pelo papa, que terá sua abertura no próximo dia 11 de outubro, foi outro assunto discorrido por dom Sergio.
Padre Fernando Stanicheschi, coordenador do conselho diocesano de pastoral, fez um momento de incentivo e motivação, expondo o trecho “Propostas de Aplicação das Prioridades Diocesanas”, contido na cartilha que orienta tal aplicação.
Em ato contínuo, o Conselho de Economia apresentou propostas e projetos para informatização de toda diocese para apreciação do clero. Após um rápido coffee-break, por região pastoral, foram debatidas várias questões de ordem pastoral, administrativa e do calendário diocesano, para posterior plenário e deliberações.
Após os devidos encaminhamentos e comunicados, dom Sergio agradeceu os presbíteros dizendo: “Sentimos que todos os padres estão empenhados na vida diocesana. Reconheço os esforços de todos vocês no serviço junto ao nosso povo” e parabenizou o padre Gilmar Alves de Lima, da paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina, pelo seu aniversário natalício. A assembleia encerrou-se com almoço de confraternização entre o clero, preparado com muito zelo pela comunidade local.
