Osib do regional Sul 1 realiza 30ª Assembleia Ordinária

Encontro foi assessorado pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Devair Araújo

O “Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do contexto sócio-eclesial atual” motivou as reflexões da 30ª Assembleia Ordinária da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do regional Sul 1. 

O evento aconteceu de 13 a 16 de junho, na Casa de retiros Schoenstatt-Tabor, em Atibaia (SP), com presença de Formadores dos Seminários Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia das diversas dioceses do regional. A Assembleia contou com assessoria do bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Devair Araújo da Fonseca e, também, do responsável pelo Osib no estado de São Paulo, padre Leandro dos Santos. 

Na missa de abertura, o bispo referencial da Osib e o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do regional Sul 1, dom Paulo Roberto Beloto, destacou a importância da participação dos formadores na Assembleia. O bispo refletiu, ainda, sobre a função que os formadores são chamados e o serviço que prestam nas igrejas particulares. 

Estudos

Durante a programação, no dia 13, dom Devair apresentou breve histórico (1945 a 2015) do desenvolvimento da Osib no regional, buscando destacar os contextos social, cultural, econômico, político e religioso. “Apontar esse histórico é situar, de início, nossas futuras reflexões”, pontuou dom Devair. 

Ainda, durante a formação, dias 14 e 15, o bispo trouxe reflexão sobre o tema central “Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do Contexto Sócio-Eclesial Atual”, a partir dos subsídios dos Documentos do Concílio Vaticano II, PresbyterorumOrdinis – (Sobre o ministério e a vida dos sacerdotes) e OptatamTotius – (Sobre a formação sacerdotal). 

Dom Devair expôs, também, breve contextualização das Conferências Episcopais Latino-Americanas (Celam), Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. 

Na Assembleia os participantes buscaram identificar os objetivos e desafios da reestruturação da Osib no regional Sul 1. Padre Leandro dos Santos avaliou positivamente os trabalhos. “A Osib, por meio desta assembleia, conseguiu atingir seus objetivos: favorecer a participação dos formadores do estado de São Paulo e articular os próximos trabalhos e atividades que a Presidência organizará nos próximos anos”, falou. 

A missa de encerramento foi presidida pelo bispo de Bragança Paulista (SP), dom Sérgio Aparecido Colombo.

CNBB com informações do regional Sul 1.

Tags: