Projeto na diocese de Miracema (TO) estimula a criação de hortas familiares e farmácias vivas

De 1º de outubro de 2019 a 31 de julho de 2020, a Cáritas Diocesana de Miracema Tocantins (TO), desenvolveu o projeto “Resgatando vidas e promovendo a dignidade da população menos favorecida da diocese de Miracema”. Apoiado com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) com recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade 2019, a inciativa teve como público prioritário 262 pessoas e famílias que se encontram e situação de vulnerabilidade social e que têm problemas de saúde em função da má alimentação.

De acordo com responsável pela Cáritas diocesana, Philip Eduard Roger Dickmans, o objetivo foi despertar o interesse das famílias no sentido de cultivar hortaliças, frutas e verduras em suas casas e lotes baldios, melhorando a alimentação diária, visando uma melhor qualidade de vida, a diminuição de problemas de saúde oriundos da má alimentação.

O coordenador destaca que o projeto também aprofundou, com os beneficiários, os princípios alimentares para as famílias em vulnerabilidade social da região. “Também procuramos despertar nas famílias o espírito do empreendedorismo por meio da geração de renda fundamental para este período crítico de pandemia que estamos vivendo”, disse.

Como ação, o projeto criou e implementou iniciativas de fortalecimento de hortas familiares e de farmácias vivas nas cidades de Miracema do Tocantins e a implantação em Campos Lindos (TO), a segunda cidade do estado com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com recursos do FNS, foi possível ampliar as estruturas cobertas, construir novos canteiros, adquirir insumos e sementes, ampliar sistemas de irrigação integrada.

Como resultados, o responsável pela Cáritas diocesana, Philip Eduard Roger Dickmans, aponta a ampliação do número de famílias que compõem os projetos de hortas familiares na diocese. Ele também destaca a mitigação dos impactos da fome causados pela pandemia da covid-19, por meio da geração de renda e produção de alimentos saudáveis.

“Conseguimos despertar o empreendedorismo em cada participante. Com isto, temos a ampliação de áreas com capacidade produtiva por um bom tempo, garantindo parte do sustento das famílias envolvidas”, disse.

 

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

Tags: