Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Os bispos do Estado de São Paulo, Regional Sul 1 da CNBB, estarão realizando durante o mês de novembro de 2010, a visita “Ad Limina”, que acontece a cada cinco anos. Segundo a disciplina canônica, o Bispo Diocesano que cumprir a cada cinco anos a antiga tradição da visita “Ad Limina”, para venerar os sepulcros dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e encontrar-se pessoalmente com o sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, o Papa Bento XVI, recebendo deste, orientações pastorais para o trabalho em cada diocese.
A visita “Ad Limina” nos seus diversos momentos litúrgicos, pastorais e de encontro fraterno, tem um significado especial para o Bispo: aumentar o seu sentido de responsabilidade como sucessor dos apóstolos e fortalecer a sua comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa. A visita constitui ainda um momento particular para cada Bispo, uma vez que representando uma Igreja Particular, isto é a Diocese, consolida os vínculos de fé, comunhão e disciplina ligando assim, de modo efetivo cada diocese à Igreja de Roma e a todo corpo eclesial presente em todos os lugares.
A programação consta uma visita aos sepulcros dos apóstolos São Pedro e São Paulo, bem como um encontro pessoal com o Papa, uma vez que no ano anterior foi apresentado o relatório de atividades pastorais realizadas em cada diocese no último qüinqüênio. Neste relatório é apresentada uma síntese de todos os trabalhos e atividades pastorais realizados na Diocese, tendo o bispo como coordenador dos trabalhos pastorais, bem como as atividades desempenhadas pelos sacerdotes diocesanos, congregações religiosas masculinas e femininas, fiéis leigos nos diversos campos pastorais,bem como a vida sacramental, religiosa, social e outras informações complementares.
Durante a visita “Ad Limina” dá-se também o encontro dos bispos diocesanos com as diversas congregações da Cúria Romana, buscando unidade de todo colégio apostólico com o Sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI. O ponto alto da visita “Ad Limina” consiste no encontro pessoal do bispo com o Papa Bento XVI, onde o mesmo ouvirá, do sucessor do Príncipe dos Apóstolos, orientações e sugestões pastorais para os trabalhos a ser desempenhados na diocese; buscando cada vez mais desempenhar a fidelidade a missão recebida de Cristo Jesus, levar a Boa Nova do Evangelho a todos os povos e pessoas, construindo um reino de amor, justiça, perdão e paz.
Assim senso, como bispo diocesano de Pres. Prudente, durante o mês de novembro estarei ausente da diocese, cumprindo este preceito canônico, incentivando assim, ainda mais, a comunhão da nossa diocese com toda a Igreja Universal, estreitando cada vez mais nossos laços com o sucessor de Pedro, Papa Bento XVI, para que assim nossa diocese continue fiel a sua vocação de promover a vida, construindo o Reino de Deus aqui no Pontal do Paranapanema.
Que Maria Santíssima, Mãe da Igreja, e o glorioso São Sebastião, nosso padroeiro diocesano, sejam nossos intercessores nesta rica e nobre missão, para que com esta visita “Ad Limina”, todo p projeto de Deus seja plenamente abraçado e vivido em nossa diocese, e assim completando 50 anos de evangelização, deixemos cada vez mais ser guiados e conduzidos pelo Senhor. Fiquem com Deus e até nosso retorno, se Deus quiser. [novembro/2009]
