Vaticano envia fundos para refugiados na Jordânia

Por iniciativa da papa Francisco, doações serão repassadas a projeto que ajuda refugiados

Atendendo a um pedido do papa Francisco, a Cáritas da Jordânia irá receber 150 mil dólares que serão destinados ao Projeto “Promoting job opportunities for displaced Iraqis in Jordan”, a ser realizado pela entidade no Centro de Santa Paz, em Amã. O valor foi arrecadado por meio de doações de peregrinos, no estande da Santa Sé na Expo Milão 2015. 

O projeto, apresentado ao Pontifício Conselho Cor Unum, é voltado ao atendimento das populações mais vulneráveis que sofrem com os conflitos na Síria e no Iraque. Desses refugiados, grande número encontra-se na Jordânia.

O país, de fato, é um dos principais destinos dos refugiados: são 130 mil iraquianos e mais de 1,3 milhões de sírios.

O diretor da Cáritas Jordânia, Wael Suleiman, diz que a iniciativa será importante para ajudar os refugiados que procuram emprego. “Muitos o buscam para viver de forma mais digna, muitas vezes sem ter um contrato. Mas o mercado não oferece oportunidades”, afirma.

Nesse contexto, o projeto busca assegurar trabalho a 15 refugiados iraquianos, que serão empregados na produção de conservas e no cultivo e venda de azeite e hortifrutigranjeiros. Também serão beneficiados os núcleos familiares, até que consigam se autossustentar. Haverá, ainda, a formação profissional em carpintaria, agricultura e indústria alimentar para cerca de 200 iraquianos. Ao todo, serão ajudados outros 500 iraquianos.

O projeto será inaugurado em 12 de maio, com participação do subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum, dom Segundo Tejado Muñoz.

CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano.

Tags: