Documento Base do XI EPA

O Secretariado da Pastoral Afro-americana e Caribenha (SEPAC), organismo de coordenação, apoio, ligação, assessoria e animação a serviço da Pastoral Afro-americana e Afro-caribenha, em comunhão com a Igreja Universal e Latino-américa, coloca à disposição de todos este instrumento de trabalho, para que seja estudado em nível comunitário, paroquial, diocesano, regional e nacional, atingindo assim os objetivos estabelecidos que nos permitam elaborar um documento final com as contribuições dos países.

Cada país tem a liberdade de adaptar, recriar e usar a metodología que achar mais apropriada para refletir sobre o documento de trabalho. Por isso, no Brasil, é oportuno usar além do Documento e Aparecida, os documentos de referência da Pastoral Afro-brasileira: Versão Popular do Estudo da CNBB, 85; As Linhas Pastorais Afro-continentais; A participação da mulher negra no desenvolvimento e construção da Américas; X EPA: Jovens Afro-brasileiros: herdeiros e construtores de uma sociedade de inclusão, desde sua própria identidade religiosa e sócio-cultural.

Objetivo Geral:

Construir, à luz do Encontros de Pastoral Afro-americana (EPAs), novos caminhos e perspectivas de inclusão e solidariedade na América Latina e no Caribe, testemunhando Jesus Cristo, o missionário do Pai.

Objetivos Específicos:

  • Avaliar a incidência da Pastoral Afro-brasileira nas comunidades.
  • Renovar a estratégia pastoral diante dos desafios da nova sociedade.
  • Construir ações concretas de solidariedade em nível econômico, social e cultural a partir das comunidades afro-brasileiras, em diálogo ecumênico e inter-religioso.

Confira o documento baso do XI EPA.

Tags: