A comissão provisória do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (MONADES) está reunida em Brasília (DF) desde o dia 14 para planejar sua atuação em 2012, em que se destacam os passos para a participação na Cúpula dos Povos, que acontecerá paralelamente à Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente, a Rio+20.
Proposta pelo MONADES será realizada na tarde de hoje, 15, uma audiência com membros de vários ministérios. Na ocasião, os afetados que compõem a comissão provisória apresentarão reivindicações em relação às necessidades das milhares de famílias acampadas há anos por terem perdido tudo em desastres socioambientais.
Além disso, o MONADES apresentará propostas de políticas públicas de caráter preventivo e de atendimento urgente aos afetados por esses desastres.
Junto com a expectativa de que as reivindicações e propostas sejam acolhidas e transformadas em ações concretas, o MONADES tem como objetivo permanente apoiar a organização dos afetados para que exijam a garantia de seus direitos e fiscalizem as ações e a destinação dos recursos públicos.
