A amizade, um caminho de Paz e Esperança

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

No dia, 20 de julho de 1969, o homem chegava à Lua pela primeira vez; para alguns, uma conquista importante e transcendente, que iria trazer uma consciência humana planetária e unida. Neste ensejo, para contribuir na edificação de uma reconciliação e vivência fraterna universal entre os Povos, o argentino Enrique Febbraro criou o “Dia Internacional do Amigo”.

Esse dentista hermano, que foi indicado duas vezes para receber o Nobel da Paz, quis revelar o quanto ajuda a amizade, dom genuíno de Deus, fazendo crescer um coração solidário entre as pessoas, capaz de entrega, fidelidade e de uma generosidade ímpar. Diante de um mundo frio, calculista e distante, que nos leva ao isolamento individualista, a amizade nos humaniza, nos faz retornar ao lar da gratuidade, ternura e hospitalidade da alma. Um dos mais valiosos tesouros e patrimônios humanos, que levamos desta vida, são os amigos.

A amizade torna nossa vida leve, amena, gratificante, mostrando-nos a perenidade de laços e sentimentos tecidos pela convivialidade amiga. Quem tem verdadeiros amigos, nunca ficará à margem da vida ou perdido sem ajuda ou amparo. Nas horas difíceis, ou na conta que a vida nos debita dia a dia, que bom é descobrir um rosto e um coração amigo!

Neste dia, somos convidados a uma profunda gratidão por esta experiência humana autêntica e profunda, capaz de vencer barreiras ideológicas, religiosas, políticas, raciais e sociais, possibilitando construir pontes de entendimento, diálogo entre as pessoas, grupos e Nações.

A saúde, não só física, mas, também espiritual, de uma pessoa, família, ou povo, pode-se avaliar na sua habilidade em ter e conservar os amigos. Mas, não devemos esquecer, neste dia, que a fonte ou parâmetro da mais elevada amizade é Jesus, que disse: “Ninguém tem amor maior que Aquele que dá sua vida pelos seus amigos”.

Não apenas disse, mas entregou-se por nós na Cruz, derramando seu Sangue para que pudéssemos conhecer a face de um Deus amigo, que veio para irmanar a toda humanidade. Que nunca nos faltam amigos, e que vivamos com honra, alegria e ternura, a amizade, porque ela enche o mundo de Paz e Esperança. Deus seja louvado.

Tags:

leia também