Nos dias 14 a 16 de setembro aconteceu o Seminário Temático do Ano do Laicato sobre Incidência Política no Regional Norte 3 da CNBB, que abrange Palmas, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis e Cristalândia do estado de Tocantins, a dioceses de Conceição do Araguaia (PA) e prelazia de São Félix do Araguaia (MT). O seminário ocorreu em Miracema do Tocantins (TO) e contou com a presença de 61 pessoas, inclusive povos indígenas representantes dos Apinajé, Krahô e Xerente.
O seminário, que tem uma metodologia de Oficinas, por ter um caráter construtivo, participativo, teve como objetivo: aprimorar a práxis da incidência política que os/as agentes das Pastorais Sociais, Organismos e Setor da Mobilidade Humana já realizam, aprofundando conceitos, questionando as práticas, articulando novas atuações e planejando os repasses do que for aprendido, fermentando, assim, valores do Reino de Deus no coração da sociedade na perspectiva de Igreja em saída.
O Seminário foi organizado pela Comissão Regional do Laicato e Comissão para Ação Social Transformada, com apoio das Pastorais Sociais da CNBB. Foi assessorado pelo Adriano Martins do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (Cais) e por Jardel Lopes, da Comissão Executiva das Pastorais Sociais da CNBB.
Além da oficina com reflexões, práticas e técnicas de incidência política, o seminário teve espaço para escuta do questionário preparatório do Sínodo para a Amazônia e da 6ª Semana Social Brasileira. Ressalta a importância do fortalecimento de pastorais sociais, organismos e CEBs como esperança de uma “igreja em saída”, de encontro com a proposta pastoral do Papa Francisco. As lideranças presentes saíram motivadas a multiplicar em suas bases das dioceses e pastorais a experiência da Oficina, e por isso levaram também uma cartilha com passos metodológicos de como reproduzir o conhecimento.
O seminário de Incidência Política é uma proposta do plano de ação [2016-2019] da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora, o qual vem sendo realizado também em outros regionais. Em Miracema do Tocantins (TO) foi um diferencial por ter representantes de vários Povos Indígenas, além de muitas lideranças das bases. Destacamos também a presença em tempo integral de Dom Giovane Pereira de Melo e Dom Philip Dickmans. Além da presença aguerrida de leigas e leigos, religiosas, padres e diáconos, comprometidas/os com a causa do Evangelho, a vida em primeiro lugar, a vida em abundancia [Jo, 10, 10].
Por fim, os participantes emitiram uma Carta [segue abaixo a íntegra] que convida todos os cristãos e a sociedade em geral para abrirmos os olhos, ouvidos e despertar a consciência crítica, sobre o que é determinante para o nosso futuro digno e do país. É urgente nos posicionarmos em defesa dos direitos adquiridos e vigiar para que outros não sejam perdidos.
Conheça a íntegra da carta aqui:Carta Norte 3
