A Igreja celebra em 24 de junho a natividade de São João Batista, a data ocorre seis meses antes do natal, pois além de ser a data do nascimento de São João, se dá devido à importância do santo para a Igreja. São João Batista é o único santo em que se celebra o nascimento e a morte. Seu martírio é celebrado dia 29 de agosto.
O dia da natividade de São João Batista está no centro dos festejos juninos, junto com a comemoração de outros santos da Igreja nesse mês: Santo Antônio e São Pedro. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, a Igreja no Brasil realiza as festividades juninas na modalidade drive-thru.
Arquidiocese de Campo Grande (MS)
Na Capital, a comemoração de São João será com uma missa às 19h realizada pelo arcebispo de Campo Grande, dom Dimas de Lara Barbosa, na Igreja Matriz Paróquia São João Batista. Segundo a organização da paróquia, é prevista uma procissão “mínima” dentro do pátio da igreja mesmo, e não na rua, por conta da pandemia. Após a missa haverá oferta de bolo para os convidados e pastelada no esquema drive-thru.

A igreja vai fazer a missa dentro das orientações da diocese, podendo ocupar até 50% da capacidade do local. Também é obrigatório uso de máscara e álcool em gel. Se exceder o limite de fieis, o público pode acompanhar a missa pelo telão que será colocado do lado de fora.
A coordenadora da Paróquia São João Batista, Luzete Romeiro, de 51 anos, falou que a data é muito significativa para os fieis. “São João Batista é o único santo da igreja que se celebra o dia do nascimento, os demais são todos nos dias de falecimentos. Tem um diferencial muito grande por isso”, explica.
Luzete resume que para foi São João Batista quem apontou a chegada de Jesus, se tornando um dos mais importantes santos da Igreja Católica. “Temos que celebrar com dignidade o dia dele, para nós, paroquianos, é uma data muito importante”, diz.
Nos anos anteriores à pandemia, a festividade era intensa com quermesses, novenas e churrascos. Agora, a limitação de público permite apenas 70 pessoas dentro da igreja, por conta do distanciamento entre um fiel e outro.
Diocese de Juazeiro (BA)
A diocese de Juazeiro, na Bahia, realiza 2ª Live “Arraiá Solidário do Povo de Deus”, em prol de artistas e da finalização do Seminário Diocesano, neste sábado (26).
Animação, forró e muita solidariedade não irão faltar na 2ª edição do “Arraiá Solidário do Povo de Deus”. O evento promovido em forma de live é uma realização da diocese de Juazeiro e acontecerá através do Youtube a partir das 17h. Irão apresentar-se ao vivo sanfoneiros da região como Sérgio do Forró, Raimundinho do Acordeon e Wanderley do Nordeste. Na programação haverá ainda a participação de artistas convidados, causos e poesias juninas.

Neste ano o Arraiá Solidário será em prol da finalização das obras do Seminário Maior Dom Tomás Murphy, onde estudam os futuros padres da diocese, e em apoio à classe artística, especialmente aos músicos da região, que por conta da pandemia não estão podendo trabalhar, realizando os costumeiros shows e apresentações.
As doações do público poderão ser feitas durante a Live, através de cestas básicas ou alimentos não perecíveis que estarão sendo coletados em um estande ao lado da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, no centro da cidade. Quem quiser poderá fazer doações através do PIX ou depósito em conta corrente.
“Como no ano passado, queremos que esse Arraiá seja um tempo de resgatarmos a esperança nestes tempos tão difíceis. Aquecer a chama das fogueiras dos nossos corações de discípulos de Jesus”, disse o bispo da diocese, Dom Beto Breis. “Queremos aquecendo o nosso coração com a alegria dos santos juninos, aquecer também o nosso coração com a chama da caridade”.
Arquidiocese de Brasília (DF)
As tradicionais festas juninas na arquidiocese de Brasília terão adaptações. A temporada dos tradicionais arraías das paróquias e santuários, segue com programações especiais.
As festanças contarão com uma enorme variedade de comidas típicas na modalidade Drive-Thru ou Delivery, e para animar, Live Show com músicas raízes, bingos, sorteio de prêmios.
Diversão garantida para toda a família e ainda contribui; já que todo o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido em melhorias nas capelas, paróquias, ou obras sociais da igreja.
Confira a programação completa em: https://arqbrasilia.com.br/
Foto de capa: Foto: Henrique Kawaminami. Com informações do Campo Grande News; Arquidiocese de Brasília e diocese de Juazeiro
