Durante o último sábado, 30 de outubro, representantes das arquidioceses, dioceses, pastorais, movimentos e organismos do Estado de São Paulo estiveram reunidos, de forma on-line, para a realização da 42ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP).
Com seis arquidioceses, 36 dioceses e grande número de agentes de pastoral, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletiu com suas lideranças a sinodalidade em meio à realidade social e eclesial. A 42ª edição da AIP “é a expressão da comunhão, participação e missão da Igreja no Estado de São Paulo”, ressaltou dom Luiz Carlos Dias, secretário do Regional que, há duas semanas, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de São Carlos.
Os arcebispos, bispos, padres, religiosos e agentes de pastoral iniciaram o encontro digital com a reflexão do contexto político, social e eclesial do país a fim de que a atividade da Igreja seja exercida a partir da realidade das pessoas, tendo sempre o Evangelho como critério fundamental. “A Palavra de Deus e a Doutrina Social são pressupostos essenciais para defendermos a vida e a dignidade do nosso povo”, motivou, de Brasília (DF), o assessor político da CNBB, padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, que é do clero de São José dos Campos.
Saiba mais: www.cnbbsul1.org.br
