Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Celebramos neste domingo, o terceiro desse tempo do Advento e o dia da Coleta pela Evangelização (Ide, sem medo, para servir). Este é o domingo conhecido como “gaudete”, ou da alegria, celebrado sempre no terceiro Domingo do Advento. Significa que o nosso coração se enche de alegria, pois o Senhor está próximo. No Advento, aguardamos ansiosos o nascimento de Jesus e na quaresma aguarda a ressurreição de Jesus.
Neste domingo, pode-se usar os paramentos na cor rosa ou um roxo mais suave. Pois começamos a viver a grande expectativa da noite de Natal. As leituras da missa a partir desse domingo começam a retratar de maneira mais clara o mistério do nascimento de Jesus e entramos no período da Novena de Natal propriamente dito, iniciando a segunda parte desse tempo do Advento.
O tempo do Advento é um período que passa rápido e, por isso, ele deve ser bem vivido, a partir da vigilância e da oração, aguardando o Senhor que virá. Somos convidados também a preparar o nosso coração por meio da confissão sacramental, ou seja, a limpar o nosso coração de todas as impurezas para que o Senhor possa ali nascer. Deus nunca nos abandona e está presente no seu filho que veio pessoalmente ao nosso encontro. Devemos respirar e repetir nas batidas do nosso coração: vem, Senhor Jesus!
A primeira leitura deste domingo é da profecia de Sofonias (Sf 3, 14-18a). O profeta fala para o povo se encher de alegria e alegrar-se de todo o coração. Pois o Senhor revogou a sentença que tinha contra Jerusalém e nunca mais o mal atingiria aquele povo. O profeta já prevê a alegria que o povo terá com o nascimento de Jesus e a salvação que virá sobre todo o povo com o nascimento e posteriormente com a morte e ressurreição na cruz. A promessa de Deus se cumpriria para aquele povo e ele permanece fiel a aliança.
O salmo responsorial é o trecho de Isaías 12, dentro do contexto da liturgia de hoje, o salmo fala da alegria, ou seja, o povo de Israel deve se alegrar no Senhor, pois Ele nunca esquece o seu povo. Ele é justo e fiel e está sempre pronto a acolher aqueles que dele se aproximam e no tempo oportuno enviou o seu filho para a cumprir a promessa feita e salvar o povo.
A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4, 4-7): São Paulo diz à comunidade para alegrar-se no Senhor. Ainda no contexto de que a comunidade e Paulo achavam que segunda vinda de Cristo seria eminente, ou seja, seria logo. Paulo diz a comunidade que devem apresentar a Deus as suas orações e súplicas e não esquecer de agradecer sempre. Portanto, alegremo-nos sempre no Senhor, pois ele nunca esquece de nós e está sempre pronto a atender nosso pedido. Peçamos sempre ao Senhor aquilo que trazemos em nosso coração e não esqueçamos nunca de agradecer. Agradeçamos sobretudo por Deus nos ter dado Jesus como presente.
O Evangelho deste domingo é de Lucas (Lc 3, 10 -18). A multidão perguntava a João o que eles deveriam fazer para mudar de vida e aguardar o Messias que viria. São João diz que um deve ser solidário com o outro, ou seja, cada um deve servir e amar o próximo. Quem tiver duas túnicas, deve dar uma. Quem tiver comida sobrando, partilhe com aqueles que pouco ou nada tem.
Nos dias de hoje vivemos em um tempo que devemos praticar a partilha e a solidariedade. Os tempos são difíceis para muitos. A solidariedade natalina deve demonstrar o nosso compromisso com a fraternidade diária com nossos irmãos e irmãs. Dessa forma, poremos em prática o mandamento de Deus, de amar o nosso próximo e, dessa forma, celebraremos um Natal mais feliz e Deus se alegrará conosco.
As pessoas pensavam que João Batista fosse o Messias, mas ele mesmo declara que não é. Ele batizava com água e o Messias quando viesse batizaria com a água e o Espírito Santo. João pregava um batismo de conversão, para que as pessoas convertessem o seu coração e o seu espírito para a vinda do Messias.
Estamos nesse período de conversão aguardando ansiosos a vinda do Messias, preparemos o nosso coração e a nossa vida para acolher Jesus que vem. Mudemos as nossas atitudes e sejamos mais solidários com o próximo. Aproveitemos este tempo do Advento e preparemos a nossa casa e a nossa vida para acolher Jesus que vem.
Acontece ainda nesse domingo, a Coleta da Campanha para a Evangelização de 2021. Sejamos solidários na Eucaristia de hoje e que possamos dar a nossa contribuição para que a missão da Igreja continue. Que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser pregado em diversos lugares, sobretudo aos mais longínquos e pobres.
Celebremos com alegria o terceiro Domingo do Advento, assim como convida a liturgia de hoje (gaudete) e nos preparemos nesses dias do tempo do advento para acolher Jesus que vem. Sejamos como João Batista e anunciemos Jesus aonde formos, preparemos as pessoas para acolher Jesus Cristo e seu evangelho. Que através do nosso anúncio, muitos corações se convertam.
