Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André (SP)
Celebramos os apóstolos que são chamados colunas da Igreja. Eles são sustentáculos da nossa fé, não só com a pregação do Evangelho, mas com o martírio. A liturgia da Palavra narra um trecho dos Atos dos Apóstolos, no qual São Pedro está preso em Jerusalém e é libertado por um anjo. Alguns anos mais tarde em Roma, foi preso e desta vez martirizado.
São Pedro recebeu uma missão, que era guiar a Igreja nos seus inícios. E ele o fez com a graça de Deus. Durante este tempo, nada o poderia deter nem eliminá-lo. Quando sua missão, porém, foi cumprida, Deus não o livrou da morte, mas lhe deu a glória do martírio. O mesmo aconteceu com São Paulo. Na leitura do Livro do Apocalipse, Deus diz que estes dois apóstolos são suas “testemunhas”. Celebrar São Pedro e São Paulo, hoje, nos recorda que o mundo precisa de testemunhas de Jesus Cristo, assim como eles o foram.
O que é testemunhar Jesus? Nem sempre é o martírio, mas é sempre viver o que Jesus ensinou, praticar o Evangelho. O mundo prefere o testemunho às palavras. As palavras convencem, mas o testemunho arrasta, leva direto para o objetivo.
São Pedro e São Paulo anunciaram Jesus pela palavra, pelo exemplo e pelo sangue que derramaram no martírio.
E nós, como testemunhamos Jesus em nossa vida?
Pela intercessão destes santos apóstolos, Deus abençoe nossa Diocese para que seja, toda ela, testemunha de Jesus.
