31º Domingo do Tempo Comum

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

 

31º Domingo do Tempo Comum: 30/10/2022(Lc 19,1-10) 

Textos inspiradores:  Jesus disse… “Zaqueu, desce depressa: hoje preciso permanecer em tua casa”. (Lc 19,5) Jesus acrescentou, ainda: “Hoje veio a salvação a esta casa…”(Lc 19,9) 

Outrora, Jesus entrou em Jericó. Hoje, Ele certamente, gostaria de entrar em nossas casas e cidades, para encontrar-se, com os novos Zaqueus. Jesus é, sempre, o verdadeiro médico, que salva os doentes, o autêntico pastor que vai ao encontro das ovelhas desgarradas e o verdadeiro profeta, que leva esperança a todos os angustiados. De fato, o seu olhar é dirigido aos necessitados, e pecadores, não para acusá-los, mas para amando-os, transformá-los.  

Zaqueu, Ele era julgado, como impuro, aproveitador, pois cobrador de impostos. Era tido como pecador, ou ao menos assim, considerado, pelos “puros”. Além disso, era de baixa estatura e a multidão, muito grande, o que lhe impedia o acesso a Jesus, pois, queria vê-Lo, a todo custo, mesmo que isso exigisse, subir numa árvore. Fê-lo. Conseguiu seu objetivo: Viu-O, ouviu-O e com alegria recebeu-O em sua casa. Transformou-se. 

Hoje, o Zaqueu sou eu, você, todos nós, por isso, Jesus quer hospedar-se em nossas casas, também. Não devemos ter vergonha de nosso passado, mas assumindo nosso presente, olhar com esperança para o futuro. Então, Jesus olhará, amorosamente, a nós, para dizer-nos: “Quero hoje hospedar-me, em tua casa”. Outrora, Zaqueu o acolheu festivamente…   

Agraciado pelo dom da visita de Jesus, Zaqueu feliz, e convertido, respondeu: “Pois bem, Senhor, eu vou repartir a metade de meus bens aos pobres e se prejudiquei alguém, restituo-lhe o quádruplo”. (Lc 19,8) Zaqueu compreendeu que agraciado por Deus, devia voltar-se mais aos irmãos(as), mormente, aos mais necessitados. Já compreendemos a grandeza do gesto de Zaqueu? Quantas vezes, já, fomos agraciados e como reagimos? Deus nunca se deixará vencer em generosidade. 

 

 

Tags:

leia também