Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Todos os santos são admiráveis, mesmo que, nem, todos sejam imitáveis. Os Santos não nasceram assim. Foram, às vezes, até mundanos. Tinham, até vícios desqualificastes. Camilo foi um deles. Perdendo cedo a mãe e sendo o pai militar precisava, este, locomover-se muito. O jovem Camilo caiu, assim, nos vícios do mundo, de então. Mas Deus amando seus filhos, lhes fala frequentemente ao coração. Não foi diferente, em se tratando de Camilo.
Doente e pobre, buscou refúgio num hospital, onde encontrou Jesus Cristo: o Bom Pastor. O Salvador. Converteu-se. Começou a crescer nas virtudes morais, mormente nas teologais. Sofrendo e doente buscou, se não solução, ao menos alívio para os seus problemas. Fundou então uma associação, que se tornou, mais tarde, uma Congregação religiosa: dedicada à Saúde dos doentes, mormente do mais pobres. Fundou Hospitais. Aliviou o sofrimento de muitos na Itália, sua pátria e em outros tantos países.
Hoje, a Pró Saúde vendo o sofrimento de tantos homens, mulheres e crianças, procura oferecer ajuda, em seus hospitais e Santas Casas. Está presente em diversos estados do Brasil. Em seus hospitais, procura não apenas oferecer remédio para recuperação da Saúde, mas “camilianamente” se dedica tratar a todos com carinho cristão, pois o amor, em muitos casos, ainda, é e sempre será o melhor remédio.
Possa São Camilo iluminar sempre estes bravos – médicos (as), enfermeiros (as), funcionários (as) e todos aqueles que dedicam sua vida pelo bem do próximo.
São Camilo de Léllis, rogai por nós!
