Uma missa com celebração do sacramento da Crisma, na última sexta-feira, 17 de maio, na capela Nossa Senhor Aparecida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), confirmou oito colaboradores da entidade no caminho da vida cristã. A iniciativa mantém o Secretariado Geral da entidade fiel ao que diz o artigo de número 196 do Regimento da Conferência, em sua seção 2, Capítulo VII que fala sobre suas competências e atribuições: “O secretário-geral promoverá reuniões periódicas com os colaboradores da CNBB e cuidará também da assistência religiosa e promoção espiritual deles e de seus familiares”.
A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e concelebrada por padres assessores das comissões da CNBB. Em sua homilia, no comentário do Evangelho do dia (Jo 21,15-19), dom Ricardo relacionou a pergunta que Jesus Cristo fez a Simão Pedro ao convite feito pelo filho de Deus a cada um dos crismandos. “Você me ama?”, disse dom Ricardo afirmando ser esta a pergunta que Jesus continua fazendo a cada um dos jovens junto ao convite para segui-lo como seus discípulos hoje.
A missa foi o ponto alto do projeto de catequese promovido pelo Secretariado Geral da CNBB em parceria com a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da entidade.
O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Francisco, contou que durante um bom tempo, os membros participaram da preparação, compreendendo a importância de seguir Cristo e de viver a fé em comunidade.
“Como Igreja, acompanhar e ver esses membros celebrarem os sacramentos foi uma maneira concreta de cuidar espiritualmente dos colaboradores da nossa Conferência, que ajudam na evangelização em nosso Brasil”, enalteceu.
Conhecer, amar e testemunhar Jesus Cristo

A formação foi conduzida pela colaboradora da CNBB, a catequista Maria Sônia Carvalhedo, a Soninha, que assumiu para si missão de tornar Jesus conhecido e amado. “É isto que eu quero que os colaboradores da CNBB se sintam com essa missão de conhecer Jesus, amar Jesus e fazê-lo amado no dia a dia. É isto que eu procurei ensinar para eles serem testemunhas da pessoa de Jesus no seu trabalho, na sua vida e no seu corre corre diário”, disse.
A colaboradora da cozinha da CNBB, Cilândia Galdino Santiago, esteve entre o grupo que recebeu a unção da Crisma. “Particularmente para mim foi muito bom e importante porque essa era uma consagração que estava faltando na minha vida. Foi importantíssimo, um momento em que me aproximei mais de Deus. Eu quero que o Espírito Santo esteja sempre comigo”, disse.
Ela disse sentir se grata por ter tido a oportunidade de fazer a Crisma no próprio ambiente de trabalho. “A gente acaba ficando sem contato com isto e a CNBB me deu essa chance e oportunidade de estar me consagrando. Foi um momento inexplicável prá mim, coisa de Deus na minha vida. Meu coração está bem tranquilo”, expressou.
O colaborador do setor de Mobilidade da CNBB, Marcos Silva, disse que a cerimônia foi muito gratificante e bonita. “Foi muito emocionante em ver que estávamos na presença do Espírito Santo e em ver que todos ali estavam felizes e emocionados por nossa Crisma e por nos tornamos mais filhos de Deus ainda”, disse.

