Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial pelo cuidado da Criação

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

Tema: “Espera e age com a criação” (Rm 8, 19-25)

O Papa Francisco escreveu uma mensagem direcionada a toda Igreja em razão do Dia Mundial pelo Cuidado da Criação que é celebrado no dia 1° de setembro. O tema escolhido para este ano é da carta aos Romanos: “Espera e age com a criação” (Rm 8, 19-25).

A intenção de celebrar todos os anos o Dia Mundial pelo Cuidado da Criação é chamar a atenção de todos os fiéis para cuidem e zelem do meio ambiente. Com esse dia começa o tempo do cuidado da criação que vai até o dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

Infelizmente vemos com certa tristeza e preocupação o que vem acontecendo no planeta, através da ação do homem o planeta tem passado por muitas transformações, como por exemplo: aquecimento em excesso, aumento do nível do mar, escassez de chuva e catástrofes naturais cada vez mais intensas.

Vemos com preocupação o futuro do nosso planeta e da humanidade, algo precisa ser feito de maneira urgente para que as catástrofes não sejam maiores. A criação é um dom de Deus que dispôs para nós, como por exemplo: árvores, animais, rios, mar, o ar que respiramos, enfim, temos que cuidar de tudo o que Deus criou, porque tudo o que Ele criou foi bom e em vista do nosso bem.

Temos que fazer um esforço e cuidar da nossa casa comum, ou seja, de nosso planeta terra, onde todos precisam viver bem, com dignidade e com todos os direitos garantidos. Que todas as pessoas tenham acesso a moradia, comida, água, saneamento básico, saúde e trabalho. Tenhamos o cuidado de não desperdiçar água, um bem tão precioso para nós, que infelizmente em muitos lugares está ficando escassa devido a seca. Não desperdiçar luz ou comida. Esses bens tão preciosos devem ser o direito de todos os cidadãos do mundo e não somente de alguns.

A grande causa do aquecimento global e de tudo o que vem acontecendo no planeta é o desmatamento, temos que cuidar de nossas florestas, pois o verde é vida. Infelizmente, a cada ano que passa, aumenta o desmatamento em na floresta amazônica e em nossas cidades, no lugar do verde se constrói prédios e outras coisas de concreto, isso impacta muito no clima. Outra causa do aquecimento global é a poluição provinda dos escapamentos dos automóveis e das máquinas das fábricas. Alguma providência precisa ser tomada, como catalisar essa fumaça e a fabricação de mais carros e ônibus elétricos para ter menos impacto no meio ambiente.

Diante de todas essas ações a temperatura do planeta aumentou quase dois graus, as águas do oceano pacífico estão mais quentes, tem ocorrido o derretimento das geleiras, e tem crescido as chamadas ondas de calor. Aqui no Brasil, a tendência é que a cada ano o verão seja mais rigoroso com temperaturas mais altas. Se quisermos deixar um futuro para as próximas gerações temos que iniciar a mudança desde já.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para a mensagem desse ano de 2024 é: “Espera e age com a criação” (Rm 8, 19-25). O que São Paulo quer dizer nesse versículo e o que o Santo Padre quer dizer nessa mensagem é que não devemos agir de maneira afoita com a criação, mas devemos agir com sabedoria e prudência.

Um poder descontrolado com a criação e feito sem pensar, a ação pode voltar contra nós mesmos, ou seja, se desmatarmos as florestas descontroladamente nós que sofreremos depois com o calor excessivo e a falta de ventos. Se desperdiçarmos água, nós que sofremos a falta dela mais adiante, e se poluirmos o meio ambiente, nós que não conseguiremos respirar mais para a frente. Por isso, temos que fazer tudo de maneira controlada e pensar nas consequências de nossos atos.

Infelizmente estamos presenciando no mundo várias guerras e violências por toda parte. As guerras são muito devastadoras e inconsequentes, vão contra os planos de Deus e além de matar inocentes, atinge o nosso planeta de maneira geral. Todas as nações precisam viver bem na terra, e todos devem se unir num único objetivo fazer o bem sem olhar a quem.

As guerras são um grande mal, é preciso aprender a dialogar e não resolver as questões somente na violência. Dependendo de qual caminho os conflitos traçarem poderemos ter consequências drásticas, como por exemplo outra guerra mundial, ou outros países se juntarem ao conflito. Com tudo isso o planeta vai sofrendo as consequências das bombas, dos mísseis e dos conflitos.

O coração humano precisa se aproximar mais de Deus, ao se aproximar de Deus é possível se aproximar mais do próximo. Com isso, cessariam as guerras e os conflitos, quando Deus criou o universo e posteriormente o homem os criou para que refletissem no próximo o amor de Deus.

Motivados pela mensagem do Santo Padre o Papa Francisco para esse Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, façamos uma reflexão geral de como estamos cuidando primeiramente de nós mesmos e em segundo lugar como estamos cuidando da nossa casa comum. E reflitamos sobretudo que aquilo que não queremos para nós, não devemos desejar para o próximo. Edifiquemos o reino de Deus aqui na terra, para depois vive-lo de maneira plena no céu.

 

Tags:

leia também