Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Solenidade de São Pedro e São Paulo-29/06/25 (Jo 21,15-19).
Texto referencial: “Simão filho de João tu me amas mais que estes? (Jo 21, 15).
1 – Domingo é sempre o dia do Senhor. Mas, as vezes a Igreja abre exceção e apresenta a o testemunho de discípulos seus, principalmente quando se trata de mártires, ou seja, de discípulos, que ofereceram a própria vida, como Pedro e Paulo. Antes por caminhos diferentes, deram a vida pela fé. Que mudança. Pedro, havia negado o Mestre mentindo para uma simples empregada. Paulo fora inimigo e perseguido feroz dos cristãos, mas no caminho de Damasco, caiu em si. De arque inimigo tornou-se o maior evangelizador dos pagãos. Ambos tornaram-se assim invejáveis mártires, e defensores invictos da fé. A Igreja, assim começou bem: por isso logo também cresceu admiravelmente.
2 – A Pedro, Jesus não perguntou: “tu tens grandes estudos? És teólogo? “não. Mas perguntou lhe: “tu me amas, mais que estes?” Bem três vezes o repetiu e também três vezes lhe disse; diante da resposta recebida: “apascenta meus cordeiros e aparenta minhas ovelhas”. Jesus pediu a Pedro se o amava. Insistiu nisso também três vezes, e confiou-lhe a missão de pastor. Reafirmo e constato, como mudaram: o pescador um tanto temperamental, quando não auto suficiente e Paulo o fariseu orgulhoso. Ambos agora invictos mártires, na Roma dos Césares pagão.
3 – Pedro, no evangelho ouvido (Jo 25, 19) se manifesta ainda bastante superficial curioso quanto ao futuro dos demais discípulos e o seu próprio. Jesus não responde taxativamente, no entanto deixa claro, mesmo falando um tanto enigmaticamente qual seria o futuro de Pedro, insistindo, contudo, que no momento presente deveria segui-lo. Ontem Jesus falou assim aos doze, hoje, continua a dize-lo a nós todos: “vinde e segui-me”.
