A arquidiocese de Olinda e Recife deu início ao processo de beatificação e canonização de Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo dom Paulo Jackson, com a participação do bispo auxiliar dom Josivaldo Barbosa, do postulador da causa, frei Jociel Gomes, e de religiosas, sacerdotes e fiéis.
O processo começa com a instalação do tribunal do inquérito arquidiocesano, que reúne uma comissão histórica e oficiais que irão investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade de Madre Agathe. A fase inicial consiste na análise de documentos, escritos, relatos e testemunhos.
Madre Agathe nasceu em 1786, na Bélgica, e faleceu em 1838, aos 52 anos. Fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, dedicou sua vida à educação, à evangelização e à formação da juventude. Seu legado permanece vivo nas obras mantidas pelo Instituto na Europa, no Brasil e na África, por meio da educação, da atuação pastoral e social e do compromisso com a transformação de vidas.
