Levante-se pelas crianças na guerra

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

No dia 21 de setembro data que comemora o Dia Internacional da Paz será destacada a Campanha Global Stand Up for Childrem in War – Unidos pelas Crianças em Guerra. Aqui no Brasil a Pastoral da Criança adere e apoia este evento uma vez como afirma o Presidente deste organismo Dom Frei Severino Clasen ele se alinha perfeitamente com os objetivos da entidade defender a vida e querer vida plena para todas as crianças inclusive aquelas vivem em zonas de guerra, sendo urgente protegê-las e garantir ajuda humanitária em pról destas crianças, gestantes e famílias mais vulneráveis.

Segundo a ONU, 423 milhões de crianças viviam em 2024 em zonas de conflito de guerra, privadas de segurança, educação e futuro. Este dado cruel e perverso mostra que toda guerra torna-se uma guerra contra as crianças, e por isso demanda de forma emergencial medidas concretas e eficientes para proteger a infância em situações de guerra, como explica claramente a Representante especial do Secretário-Geral da ONU sobre Violência contra crianças,

Dra. Najat Maalla M’jid que afirma: “Não são apenas estatísticas. São vidas destruídas, infâncias roubadas, sonhos e esperanças de crianças interrompidos.este imenso sofrimento infantil é nosso fracasso coletivo”.

Este quadro se agrava todavia com a tragédia das crianças soldados considerado pela ONU um abuso gravíssimo, e a Corte Criminal Internacional como crime de guerra. Existiu também neste caso uma grande mobilização que cristalizou em 12 de fevereiro de 2002 no Protocolo Opcional da Convenção dos Direitos da Criança. Encerrando esta reflexão que marca a dor e a opressão das crianças e adolescentes não podíamos esquecer o uso de crianças como armas, e a s vítimas de minas terrestres ou armas químicas e biológicas, sendo inaceitável em qualquer circunstância.

Nossas comunidades são convidadas a promover rodas de conversa, momentos de oração e jejum por esta situação, revelando o impacto devastador e degradante da guerra para infância, que não só abala sua integridade física, mas sua saúde emocional e afetiva. Solidariedade e compaixão para as crianças que vivem em zona de guerra, que o Deus da Paz e da Vida as abençoe e sempre as proteja!

Tags:

leia também