A Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB estará presente na V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2025, na Casa de Retiro das Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP), levando uma reflexão sobre o caminho sinodal.
O encontro reunirá profissionais e veículos de comunicação de inspiração católica de todo o país e será marcado por um forte direcionamento pastoral e estratégico com o acompanhamento dos bispos que integram a comissão, dom Valdir de Castro (presidente), e dos bispos referenciais para os meios de comunicação, dom Amilton Manoel da Silva (Rádios) e dom Edilson Soares Nobre (Televisões) que também conduzem a mesa-redonda dedicada ao Caminho Sinodal.
A participação conjunta dos bispos demonstra o fortalecimento da identidade e da missão comunicacional da Igreja no Brasil, oferecendo linhas de orientação e perspectivas para o futuro da comunicação católica.
Inovação católica em comunicação
A Assembleia é um momento crucial para “criar um hub de inovação católica em comunicação”. Além da pauta administrativa e eletiva, o encontro contará com um rico conteúdo estratégico, incluindo a realização do encontro de rádios e televisões católicas do Brasil e uma feira de expositores de equipamentos e serviços.
A programação da Assembleia está estruturada em torno de três eixos temáticos: “Fé e Relacionamento”, dia 2/12; “Estratégia e Missão”, dia 3/12; “Execução e Liderança”, dia 4/12; e “Decisão e Posse”, dia 5/12.
Destaques da Programação
I – Visão de Futuro – Palestra de Abertura sobre Novas tecnologias e Meio Ambiente.
II – Caminho Sinodal – Mesa Redonda com membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, incluindo o presidente Dom Valdir de Castro, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo referencial para as emissoras de Rádio) e Dom Edilson Soares Nobre (bispo referencial para as emissoras de TV).
III – Dados de Mercado – Apresentação de insights exclusivos sobre pesquisa de audiência de rádio e TV com especialistas da Kantar Ibope Mídia e Doar Brasil.
IV – Tecnologia X Estratégia – Palestras com os especialistas Roberto Franco, José Eduardo Cappia e Rita de Cassia Cappia.
Avanços da SIGNIS Brasil no triênio 2023-2025
Nos últimos três anos, a SIGNIS Brasil, em consonância com sua missão de animar, unir e congregar profissionais e meios de comunicação católicos, intensificou suas ações em diversas frentes, com foco na formação, articulação e pesquisa.
a) Articulação e integração – Realização de encontros com gestores de emissoras de Rádio e TV de inspiração católica, em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, para definir os rumos da comunicação eclesial. A associação tem um papel fundamental na articulação dos meios de comunicação católicos.
b) Pesquisa e dados – Divulgação de dados do Censo das Rádios Católicas do Brasil, em parceria com a CNBB, fornecendo um panorama essencial para o planejamento estratégico do setor.
c) Formação e juventude – Manutenção de projetos como o Programa Brasile-se, produzido por jovens da SIGNIS Brasil Jovem para a Rádio Lio, e o Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores visando a formação de novas lideranças e o desenvolvimento do senso crítico.
d) Eventos Nacionais – Participação ativa e promoção de eventos como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o principal evento da Igreja Católica no Brasil voltado para a comunicação, realizado em parceria com a CNBB e a Pascom Brasil. A SIGNIS Brasil também promoveu seu 6º Congresso de Comunicação.
c) Parceria Estratégica: Paulinas e SIGNIS Brasil – Nos últimos três anos (2023-2025), a parceria entre o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) Paulinas e a SIGNIS Brasil se consolidou como um eixo fundamental na formação e capacitação de comunicadores católicos no país. Através de seminários e congressos de grande alcance, as instituições têm promovido um debate aprofundado sobre os desafios e as perspectivas da comunicação eclesial na era digital. O período foi marcado pela realização de eventos estratégicos que alinharam a reflexão teológica e pastoral com as inovações tecnológicas e as diretrizes da Igreja, em especial o caminho sinodal.
Conquistas e desafios
Para o presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, nos últimos três últimos anos a diretoria trabalhou motivada pelos desafios e pelas conquistas:
“Foi um tempo em que muita coisa aconteceu, algumas delas iniciadas no primeiro mandato e que pudemos concluir ou consolidar”, disse.
Umas das conquistas que ele pontua como avanço foi a realização do Encontro Nacional de Rádios e Televisões, promovido em parceria com a CNBB, que ajudou no processo de aproximação dos veículos com a Conferência, bem como fortaleceu a unidade entre eles.
O atual presidente cita também a aproximação com o Ministério das Comunicações que também gerou frutos abriu portas importantes para o veículos católicos tratarem de assuntos variados e de interesse das nossas rádios e TVs.
“Realizamos cursos de capacitação, com destaque para o Chama da Palavra, que formou jovens radialistas para trabalhar em veículos e também para serem novos capacitadores de demais jovens. Outros cursos também foram elaborados e executados pelo setor de Educomunicação, cursos esses abertos para todos os associados”, ressaltou.
Trabalhamos também no sentido de consolidar a organização administrativa, visto que a SIGNIS cresceu, exemplo disso foram as questões pendentes da antiga RCR, agora incorporada à SIGNIS Brasil”.
Alessando reforça que o trabalho realizado pela atual gestão e seus associados nos últimos três anos estabeleceu uma base sólida, marcada pela sinodalidade e pela busca por dados concretos para orientar a comunicação católica. “A V Assembleia Geral de 2025 será o palco para a consolidação desses esforços e a definição dos novos líderes que conduzirão a associação no próximo triênio, com o desafio de integrar as novas tecnologias e o caminho sinodal na missão evangelizadora da Igreja”, pontuou.
São membros da atual diretoria da Signis Brasil: Alessandro Gomes (presidente) Geisom Sokacheski (vice-presidente), Angelica Lima (secretária-geral) e Jéssica Maia (tesoureira).
Inscrições
Veículos e profissionais de comunicação de inspiração católica que ainda não se inscreveram têm apenas esta semana para efetuarem as inscrições por meio do link (aqui)

Por Angelica Lima – SIGNIS Brasil com fotos de Luiz Henrique Marques
