Comissão de Comunicação refletirá sobre o caminho sinodal na V Assembleia Geral da Signis Brasil

A Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB estará presente na V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2025, na Casa de Retiro das Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP), levando uma reflexão sobre o caminho sinodal.

O encontro reunirá profissionais e veículos de comunicação de inspiração católica de todo o país e será marcado por um forte direcionamento pastoral e estratégico com o acompanhamento dos bispos que integram a comissão, dom Valdir de Castro (presidente), e dos bispos referenciais para os meios de comunicação, dom Amilton Manoel da Silva (Rádios) e dom Edilson Soares Nobre (Televisões) que também conduzem a mesa-redonda dedicada ao Caminho Sinodal.

A participação conjunta dos bispos demonstra o fortalecimento da identidade e da missão comunicacional da Igreja no Brasil, oferecendo linhas de orientação e perspectivas para o futuro da comunicação católica.

Inovação católica em comunicação

A Assembleia é um momento crucial para “criar um hub de inovação católica em comunicação”. Além da pauta administrativa e eletiva, o encontro contará com um rico conteúdo estratégico, incluindo a realização do encontro de rádios e televisões católicas do Brasil e uma feira de expositores de equipamentos e serviços.

A programação da Assembleia está estruturada em torno de três eixos temáticos: “Fé e Relacionamento”, dia 2/12; “Estratégia e Missão”, dia 3/12; “Execução e Liderança”, dia 4/12; e  “Decisão e Posse”, dia 5/12.

Destaques da Programação

I – Visão de Futuro – Palestra de Abertura sobre Novas tecnologias e Meio Ambiente.
II – Caminho Sinodal – Mesa Redonda com membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, incluindo o presidente Dom Valdir de Castro, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo referencial para as emissoras de Rádio) e Dom Edilson Soares Nobre (bispo referencial para as emissoras de TV).
III – Dados de Mercado – Apresentação de insights exclusivos sobre pesquisa de audiência de rádio e TV com especialistas da Kantar Ibope Mídia e Doar Brasil.
IV – Tecnologia X Estratégia – Palestras com os especialistas Roberto Franco, José Eduardo Cappia e Rita de Cassia Cappia.

Avanços da SIGNIS Brasil no triênio 2023-2025

Nos últimos três anos, a SIGNIS Brasil, em consonância com sua missão de animar, unir e congregar profissionais e meios de comunicação católicos, intensificou suas ações em diversas frentes, com foco na formação, articulação e pesquisa.

a) Articulação e integração – Realização de encontros com gestores de emissoras de Rádio e TV de inspiração católica, em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, para definir os rumos da comunicação eclesial. A associação tem um papel fundamental na articulação dos meios de comunicação católicos.

b) Pesquisa e dados – Divulgação de dados do Censo das Rádios Católicas do Brasil, em parceria com a CNBB, fornecendo um panorama essencial para o planejamento estratégico do setor.

c) Formação e juventude – Manutenção de projetos como o Programa Brasile-se, produzido por jovens da SIGNIS Brasil Jovem para a Rádio Lio, e o Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores visando a formação de novas lideranças e o desenvolvimento do senso crítico.

d) Eventos Nacionais – Participação ativa e promoção de eventos como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o principal evento da Igreja Católica no Brasil voltado para a comunicação, realizado em parceria com a CNBB e a Pascom Brasil. A SIGNIS Brasil também promoveu seu 6º Congresso de Comunicação.

c) Parceria Estratégica: Paulinas e SIGNIS Brasil – Nos últimos três anos (2023-2025), a parceria entre o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) Paulinas e a SIGNIS Brasil se consolidou como um eixo fundamental na formação e capacitação de comunicadores católicos no país. Através de seminários e congressos de grande alcance, as instituições têm promovido um debate aprofundado sobre os desafios e as perspectivas da comunicação eclesial na era digital. O período foi marcado pela realização de eventos estratégicos que alinharam a reflexão teológica e pastoral com as inovações tecnológicas e as diretrizes da Igreja, em especial o caminho sinodal.

 

Conquistas e desafios

Para o presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, nos últimos três últimos anos a diretoria trabalhou motivada pelos desafios e pelas conquistas:

“Foi um tempo em que muita coisa aconteceu, algumas delas iniciadas no primeiro mandato e que pudemos concluir ou consolidar”, disse.

Umas das conquistas que ele pontua como avanço foi a realização do Encontro Nacional de Rádios e Televisões, promovido em parceria com a CNBB, que ajudou no processo de aproximação dos veículos com a Conferência, bem como fortaleceu a unidade entre eles.

O atual presidente cita também a aproximação com o Ministério das Comunicações que também gerou frutos abriu portas importantes para o veículos católicos tratarem de assuntos variados e de interesse das nossas rádios e TVs.

“Realizamos cursos de capacitação, com destaque para o Chama da Palavra, que formou jovens radialistas para trabalhar em veículos e também para serem novos capacitadores de demais jovens. Outros cursos também foram elaborados e executados pelo setor de Educomunicação, cursos esses abertos para todos os associados”, ressaltou.

Trabalhamos também no sentido de consolidar a organização administrativa, visto que a SIGNIS cresceu, exemplo disso foram as questões pendentes da antiga RCR, agora incorporada à SIGNIS Brasil”.

Alessando reforça que o trabalho realizado pela atual gestão e seus associados nos últimos três anos estabeleceu uma base sólida, marcada pela sinodalidade e pela busca por dados concretos para orientar a comunicação católica. “A V Assembleia Geral de 2025 será o palco para a consolidação desses esforços e a definição dos novos líderes que conduzirão a associação no próximo triênio, com o desafio de integrar as novas tecnologias e o caminho sinodal na missão evangelizadora da Igreja”, pontuou.

São membros da atual diretoria da Signis Brasil: Alessandro Gomes (presidente) Geisom Sokacheski (vice-presidente), Angelica Lima (secretária-geral) e Jéssica Maia (tesoureira).

Inscrições

Veículos e profissionais de comunicação de inspiração católica que ainda não se inscreveram têm apenas esta semana para efetuarem as inscrições por meio do link (aqui)

Dom Valdir com membros da presidência da Signis Brasil. Foto: Angelica Lima
Por Angelica Lima – SIGNIS Brasil com fotos de Luiz Henrique Marques

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