O Encontro dos Secretários Executivos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi concluído ao final da manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, com a Santa Missa. A eucaristia foi presidida por dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro (RS) e secretário do Regional Sul 3 da CNBB. Em sua homilia, ele ressaltou a fidelidade de Deus para com seu povo, qualquer seja a circunstância.
“Que a Eucaristia, nos possa enviar a todos em missão com essa certeza de que o Senhor sempre caminha à nossa frente”, disse dom Carlos aos secretário executivos e bispos secretários que participaram do encontro nesses dias.
Em sua homilia, o bispo recordou as leituras proclamadas, que narram a confiança de Daniel em Deus, que o protegeu dos leões após ser lançado na cova, e a garantia de Jesus de que, após perseguições, guerras e destruição, Ele virá em sua glória dizendo: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
“Nas leituras, nós percebemos a fidelidade de Deus para conosco, qualquer seja a circunstância, Deus é fiel. Jesus Cristo, nosso Senhor, que é o filho de Deus que habita entre nós”, resumiu o bispo.

Dom Carlos refletiu sobre a experiência dos encontros nacionais da CNBB, quando bispos e outros agentes que atuam na Igreja conversam sobre os temas da realidade do Brasil e os desafios da evangelização: “Temos tantas coisas bonitas, tantas partilhas que nos enriquecem, mas também tem sombras que às vezes nos dão um pouco de medo, e às vezes dá a impressão de que vai ter um desmoronamento”, partilhou.
O conforto vem da Palavra de Deus, na qual Jesus faz uma revelação profunda: “depois de narrar todas aquelas coisas de guerra, destruições, então verão o filho do Homem com grande poder e glória, Cristo ressuscitado. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai vossa cabeça,
porque a vossa libertação está próxima”.
“Em qualquer circunstância, de dor de sofrimento, situações familiares, eclesiais, do mundo, da sociedade, os cristãos precisam sempre ter os olhos fixos no Cristo ressuscitado para que nós possamos nos levantar, nos reerguer em qualquer tempo e dar o testemunho do amor de Deus”, motivou dom Carlos.
O Encontro dos Secretários Executivos dos Regionais foi concluído na manhã desta quinta-feira após três dias de partilha, apresentações de setores e encaminhamentos comuns para fortalecer a unidade e a missão evangelizadora da Igreja no Brasil. Ao final da celebração, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, agradeceu pela participação de todos e rogou as bênçãos de Deus no trabalho dos secretários.
Durante o encontro, os secretários acompanharam a análise de conjuntura Eclesial, estudaram o instrumento de trabalho das Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, e refletiram sobre a organização pastoral na Igreja do Brasil, o trabalho dos assessores nacionais e secretários executivos, além de questões administrativas e financeiras.
Secretários executivos dos regionais da CNBB participam de encontro na sede da Conferência, em Brasília
Secretários dos Regionais estudam realidade atual da Igreja e a proposta para as Diretrizes da Ação Evangelizadora
Luiz Lopes Jr. com fotos de Paulo Augusto Cruz
