O cardeal Leonardo Ulrich Steiner permanecerá à frente da arquidiocese de Manaus (AM) por mais dois anos. A decisão do Papa Leão XIV foi comunicada ao clero manauara nesta sexta-feira, 28 de novembro.
Após ter completado 75 anos, no dia 6 deste mês, dom Leonardo apresentou o pedido de renúncia ao Papa Leão XIV, conforme orienta o Código de Direito Canônico. Em resposta ao pedido do arcebispo de Manaus, Papa Leão XIV comunicou sua decisão diante através da Nunciatura Apostólica.
Continuar serenamente no governo da Igreja de Manaus
Em carta assinada pelo Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, com data de 17 de novembro de 2025, lida na reunião do clero, foi comunicado que “o Santo Padre Leão XIV, na Audiência realizada em 15 de novembro de 2025, aceitou a renúncia de Vossa Eminência ao governo pastoral da Arquidiocese de Manaus, e ao mesmo tempo roga a Vossa Eminência que permaneça na direção da Arquidiocese por mais dois anos”.
O Núncio Apostólico disse que a decisão Pontifícia “deverá ser comunicada ao clero e aos fiéis da Arquidiocese”. O texto recolhe igualmente que “o Santo Padre Leão XIV pede a Vossa Eminência a generosidade de continuar serenamente no governo da Igreja de Manaus”.
Com Pe. Luis Miguel Modino
