Papa Leão XIV nomeia dois bispos auxiliares para a arquidiocese de Fortaleza (CE)

O Papa Leão XIV, acolhendo o solicitação de dom Gregório Paixão, nomeou neste sábado, 29 de novembro, o monsenhor Jânison de Sá Santos, do clero da diocese de Propriá (SE), como bispo titular de “Cillio” e auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE). Padre Jânison atualmente é o subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também foi nomeado como bispo auxiliar para a mesma Igreja Particular e titular de “Cibaliana”, o monsenhor Antônio Carlos do Nascimento. Ele pertence ao clero da arquidiocese de Fortaleza, onde atualmente também exerce as funções de vigário judicial, presidente do Tribunal Eclesiástico e pároco da paróquia São Pio X. A CNBB enviou saudação aos nomeados.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil agradece ao Papa Leão XIV a nomeação, neste sábado, 29 de novembro, de dois bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, em  nosso Regional Nordeste 1: o monsenhor Jânison de Sá Santos, do clero de Propriá, e subsecretário de nossa Conferência, e o monsenhor Antônio Carlos do Nascimento, que pertence ao clero de Fortaleza.

Saudamos estes dois irmãos que passarão a fazer parte do colegiado de bispos do Brasil com as palavras do Papa Leão XIV por ocasião do Jubileu dos Bispos celebrado em Roma: “o bispo é o princípio visível de unidade na Igreja particular que lhe foi confiada tendo como dever zelar pela sua construção na comunhão entre todos os seus membros e com a Igreja universal, valorizando o contributo dos vários dons e ministérios para o crescimento comum e a difusão do Evangelho”.

Agradecemos, especialmente, ao padre Jânison pelo tempo dedicado à nossa Conferência, contribuindo na caminhada da catequese em todo o Brasil e na América Latina e também por animar e dinamizar a caminhada pastoral da CNBB, sendo o seu subsecretário adjunto de pastoral.

São José, exemplo inspirador de fidelidade, humildade e confiança na vontade de Deus e padroeiro da Arquidiocese de Fortaleza, conduza-os e fortaleça-os nesta nova missão conferida pela Igreja.

Nossas preces e nosso fraterno abraço,

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

Currículo e trajetória eclesial

Padre Jânison de Sá nasceu em Propriá (SE) no dia 8 de dezembro de 1969. Ordenou-se presbítero dia no dia 18 de agosto de 1995, incardinado na diocese de Propriá. Foi pároco em Japaratuba (SE), de 1999 a 2003.

Cursou o ensino fundamental e médio no colégio diocesano de Propriá, filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda (PE), 1991. Iniciou Teologia em Belo Horizonte e concluiu o seu bacharelado na área na Pontifícia Universidade São Tomás em Roma, concluindo em 1995.

Possui mestrado (1998) e doutorado (2011) em Teologia com concentração em Catequética, pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019).

Exerceu as funções de coordenador diocesano de Pastoral e de Catequese e coordenador regional de Catequese de 2000 a 2003. Foi ecônomo do seminário maior Nossa Senhora da Conceição.

Na CNBB, foi assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB por dois períodos 2003 a 2007 e de 2019-2023, onde também atuou como membro do grupo de reflexão Bíblico-catequética. Foi membro do grupo de especialistas em catequese do Celam (2011-2019) e também foi assessor da Comissão de catequese do Regional NE 3 (2011-2017).

Foi reitor do seminário maior Nossa Senhora da Conceição, da província eclesiástica de Aracaju (SE) de 2011 a 2018. Também lecionou no curso de pós-graduação em Pedagogia Catequética na PUC Goiás (2011-2017) e na Faculdade do Planalto Central com polo em Aracaju (2017-2018). Lecionou as disciplinas: Teologia Catequética, Missiologia, Teologia Pastoral, Estágio Pastoral e Sacramentologia 1.

Colaborou com a Pastoral Carcerária de Sergipe (2015-2017). Foi membro da equipe de coordenação de Pastoral da arquidiocese de Aracaju (2015-2017). Membro do Conselho Presbiteral da diocese de Propriá-SE (2011/2018).

Foi convidado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização para colaborar na revisão do Diretório Geral para a Catequese (2016).

Foi pároco em Cedro de São João-SE (2019), Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora em Brasília e Aracaju (2003-2025). Lecionou Teologia catequética e Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia da arquidiocese de Brasília (2023).

Publicou artigos em revistas, livros e colaborou na produção de alguns textos da Comissão Bíblico-Catequética Nacional. Padre Jânison presta assessoria  a regionais, dioceses e paróquias em temas como catequese, Iniciação à Vida Cristã, inspiração catecumenal, sinodalidade e a Teologia Pastoral.

Participou da organização dos seguintes livros: Pastoral Urbana: desafios e perspectivas, A catequese no Brasil: memória, celebração e perspectivas, Reflexões do Diretório para a Catequese, Vocação e Missão de Catequista. Por que um ministério?, Manual de Catequética – Sociedade Brasileira de Catequetas.

Atualmente é subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e também exerce as seguintes funções de presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas, membro da Sociedade dos Catequetas Latino Americanos membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi, assessor da comissão das Diretrizes Gerais da ação evangelizadora e membro da equipe de Animação Nacional do Sínodo.

Biografia e trajetória Eclesial

Padre Antonio Carlos do Nascimento nasceu em 22 de novembro de 1972, na cidade de Fortaleza (CE), filho de Francisco Camelo do Nascimento e Marlene Rodrigues do Nascimento.

É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP). Concluiu o mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Possui também diversos cursos de atualização em Teologia e Direito Canônico realizados na Sacra Rota Romana (Roma), na Pontifícia Universidade Católica Argentina (Buenos Aires), onde iniciou seu doutorado em Direito Canônico, e em institutos e universidades do Brasil.

Ingressou no seminário menor Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, no ano de 1995. No ano de 1996 foi para o seminário Maior, do Regional Nordeste I, no bairro Antônio Bezerra, onde cursou Filosofia entre 1996 e 1998. Nos anos de 1999 e 2002 residiu no Seminário São José, Bairro Dias Macêdo, época em que cursou teologia.

Foi ordenado diácono em 20 de dezembro de 2002 e presbítero em 22 de dezembro de 2003, ambas as ordenações realizadas na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Após sua ordenação sacerdotal, exerceu os seguintes ministérios e ofícios:
– Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Messejana (2003–2004);
– Auditor do Tribunal Eclesiástico Regional de Apelação (2003–2005);
– Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2005–2016);
– Pároco da Paróquia São Pio X, no bairro Pan-Americano, em Fortaleza de 2016 até 2025;

Até sua nomeação episcopal, desempenhava as seguintes funções:
– Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará (desde 2015);
– Professor de Direito Canônico na Faculdade Católica de Fortaleza (desde 2010);
– Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores;
– Assessor Canônico dos Bispos do Regional Nordeste I.
-Vigário Paroquial da Paróquia Mãe Santíssima, no Parque Dois Irmãos, Fortaleza – Provisão de 13/10/2025.

 

Por Willian Bonfim

 

 

 

Tags: