Dom Antônio de Assis Ribeiro
Bispo de Macapá (AP)
JUVENTUDE NA COP 30
POR QUE A IGREJA SE METE NA QUESTÃO AMBIENTAL?
O QUE TEM A VER A PASTORAL JUVENIL COM A QUESTÃO ECOLÓGICA?
Antes de tudo porque a Pastoral Juvenil lida com pessoas que vivem numa casa Comum, o planeta Terra, pela qual somos todos corresponsáveis!
Porque a Pastoral juvenil é expressão da Missão da Igreja e, esta por sua vez, se interessa por todas as realidades que tocam a nossa existência: portanto, se interessa pela economia, política, saúde, tecnologia, cultura, meio ambiente!
Porque a Pastoral juvenil implica a educação da fé dos jovens… A fé cristã permeia a totalidade das dimensões humanas. Uma fé mal-educada despreza as realidades do mundo, torna-se espiritualista.
Porque a Pastoral Juvenil estimula os jovens a conhecer, amar, seguir e a se identificar com a pessoa de Jesus Cristo. A Pastoral Juvenil promove processos de iniciação à vida cristã e por isso, apresenta a pessoa de Jesus que se interessava e admirava a natureza… acalmava o vento e o mar, admirava as flores e passarinhos… curava as pessoas!
Porque a Pastoral Juvenil tem a missão de promover inseparavelmente “o bom cristão e o honesto cidadão!” Logo tudo aquilo que diz respeito à vida e ao bem-estar da sociedade deve interessar à Pastoral Juvenil. O meio ambiente é patrimônio de todos, é um bem comum, logo interessa a todas as gerações!
Porque a Pastoral Juvenil educando à fé, apresenta a Doutrina Social da Igreja aos jovens; por isso se interessa por questões éticas como a paz, a justiça, o meio ambiente, a saúde, a educação etc. Todas essas realidades tocam a vida dos jovens!
Porque a Pastoral Juvenil está encarnada no mundo e na história e por isso se preocupa com os bens, conquista, males e ameaças do presente, por isso se preocupa com o meio ambiente… uma realidade que ameaça o bem-estar da humanidade.
Porque aPastoral Juvenilse interessa pela formação das futuras gerações para que saibam lidar com o meio ambiente e assumir atitudes de cuidado! Preventividade!
Porque a Pastoral Juvenil tem uma dimensão moral, deve estimular a aquisição de virtudes por parte dos jovens… A ecologia integral fala de equilíbrio, sobriedade, partilha, justiça, cuidado, harmonia, senso de responsabilidade! Significa não aos vícios, ao desperdício, às violências, ao descuido….
Porque a Pastoral Juvenilzela pela integração, harmonia e o sentido da vida dos jovens… É compromisso com a saúde integral… Tudo está interligado… Com a educação ecológica os jovens são chamados à superação da visão fragmentada da vida e das realidades do universo.
O QUE OS JOVENS PODEM FAZER PELA MELHORIA DO CLIMA?
Cuidar da higiene pessoal (limpeza, banho, dentes, cabelo…);
Cuidar dos animais e plantas;
Zelar pela limpeza da própria casa e quarto;
Dar a própria contribuição em família evitando deixar sujeiras;
Estimular debates na escola ou na universidade;
Nunca estragar comida; evitar o desperdício;
Fazer campanha de plantação de árvores;
Evitar toda e qualquer forma de vícios; ser promotor da própria saúde….
Estudar a Doutrina Social da Igreja em relação à questão ambiental;
Fazer um programa de Leitura Orante da Encíclica Laudato Sí;
Buscar mais informações, evitar a alienação, o desinteresse, o comodismo se engajando em alguma causa socioambiental estimulando processos de mudanças sociais;
Estimular a cultura do Consumo consciente: reduzir, reutilizar e reciclar materiais;
Diminuir o consumo de água (no banho) e energia em casa, desligando lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos que desperdiçam energia;
Participar de eventos de massa ou institucionais em prol da defesa do meio ambiente;
Organizar e promover mutirões para limpar ruas, praças, quintais;
Usar as Redes Sociais como ferramenta para educar, conscientiza oferecer ideias, bons projetos e informações sobre o meio ambientes.
