Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)

Segundo Domingo do Advento. 07/12/25. (Mt 3,1-12) 

 Texto referencial: Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: “convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. 

 

Chegamos no segundo domingo do Advento. Entra em cena o grande profeta e precursor de Jesus Cristo: João Batista. Ele procurou com palavras e o exemplo de sua vida, preparar o povo da antiga aliança para a vinda do Messias, já anunciado, anteriormente por outros profetas, como Isaías, Jeremias etc.  

“Convertei-vos” é seu refrão. Por quê? “O Reino de Deus está próximo”. Não se entra nele sem conversão ou mudança no estilo de vida. Não basta ouvir a Palavra divina: é preciso reagir. Mudar de vida, assimilando o Evangelho, vivendo-o, também hoje em dia. Áleas, hoje certamente mais que outrora. Não basta enfeitar ruas de nossas cidades ou então as casas de nossas famílias. Áleas, a mídia, já conseguiu quase transfinalizar a mensagem do Natal: esperar o papai Noel. Festeja-se noite de Natal, mas se esquece o festejado: Jesus Cristo.  

Há, também hoje os que se impressionam mais com as vestes e a comida de João Batista: roupa de pele de camelo e alimentos como gafanhotos e mel de campo, do que com sua mensagem: conversão e acolhimento do Messias, o filho de Deus, Jesus Cristo. Enfeitamos então as nossas casas, mas esquecemos a mensagem: vida nova, renovada, pois o profeta Jesus falou em fé, amor, fraternidade, solidariedade: em Reino de Deus, em resumo. 

=Nossas referências e modelos de vida, ainda são hoje, João Batista e Maria. Então o Salvador nunca estará longe, ou melhor dizendo, estará perto: no coração. Então é Natal e não apenas o dia 25/12. Bom Advento para todos! 

 

Tags:

leia também