Nas próximas semanas, entre os dias 20 e 29 de janeiro, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza uma série de visitas aos Dicastérios (setores) da Cúria Romana, no Vaticano.
A agenda faz parte de um encontro anual da presidência da CNBB com o Papa e os organismos da Santa Sé. E este ano se destaca por ser o primeiro encontro da atual Presidência com o Papa Leão XIV, no dia 26.
A Presidência da CNBB é composta pelo cardeal dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente; e dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência.
A programação
A agenda terá início no dia 20 de janeiro, com a participação da CNBB no seminário “Relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé”, organizado pela Embaixada do Brasil junto a Santa Sé. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Ainda sobre as comemorações citadas acima, no dia 23 de janeiro, às 15h (horário de Roma), a Presidência da CNBB participará da missa solene na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Este momento será um dos pontos centrais da agenda institucional e celebrativa do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Para a celebração estão sendo esperadas autoridades religiosas, civis e diplomáticas do Brasil e da Santa Sé. A missa será transmitida nas redes sociais da Conferência, às 11h (horário de Brasília), no Youtube (@cnbbnacional).
Nos dias seguintes, estão previstos encontros com o Dicastério para a Doutrina da Fé e o Dicastério para o Clero, no dia 21; com a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores e o Dicastério das Causas dos Santos, no dia 22; e, no dia 23, com o Dicastério para os Bispos e o Dicastério para a Cultura e a Educação.
Após o fim de semana, a programação segue no dia 26 de janeiro, com a Audiência com o Papa Leão XIV, seguida de encontro com o Dicastério para a Evangelização. No dia 27, estão previstos compromissos com o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e com a Secretaria de Estado. Já no dia 28, a Presidência se reúne com a Pontifícia Comissão para a América Latina e com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A visita se encerra no dia 29 de janeiro, com encontro no Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Bicentenário das Relações Brasil-Santa Sé
O Vaticano incluiu o bicentenário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Brasil, celebrado em 2026, entre as datas comemorativas oficiais que recebem destaque em sua programação institucional. Estabelecidas em 1826, poucos anos após a Independência do Brasil, essas relações figuram entre as mais antigas mantidas pelo Estado brasileiro com outras nações.
A programação comemorativa tem como momento central a missa solene do dia 23 de janeiro, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, mas se estende ao longo do ano com diversas atividades. Entre elas, estão previstos o lançamento de um selo postal comemorativo, produzido pelo Servizio Poste e Filatelia da Santa Sé, no Museu do Vaticano; a realização da Mostra do Bicentenário de Cinema Brasileiro, nos dias 23 e 24 de abril, no Cinema Troisi, com curadoria do cardeal José Tolentino de Mendonça; e um seminário sobre o Padre Antônio Vieira, marcado para o dia 7 de maio, na Biblioteca Nacional Central de Roma.
No Brasil, as celebrações incluem atividades durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em abril, uma Sessão Solene no Congresso Nacional, eventos institucionais na sede da Conferência, em Brasília, além de uma exposição comemorativa. As iniciativas buscam preservar a memória histórica, expressar gratidão mútua e renovar o compromisso comum entre o Brasil e a Santa Sé, destacando a contribuição da Igreja Católica na construção de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária.
