Janeiro Branco, promovendo a paz-equilíbrio-saúde mental 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ) 

 

No mês de janeiro mês que inicia o calendário simbolizando como uma página em branco, aberta a todas as possibilidades de uma estreia, de renovação e que evoca na mitologia romana o deus Jano que era bifronte, com uma face voltada ao passado e outra ao futuro, lembrando assim mudanças e processos, acontece a campanha nacional voltada a saúde mental. O tema deste ano 2026 trata de interligar três aspectos que devem caminhar juntos em harmonia: Paz, Equilíbrio e Saúde Mental.  

Torna-se importante aproveitar o tempo das férias, para uma paradinha, um momento de autoconhecimento e de revisão das nossas formações mentais, do que está nos perturbando e preocupando a nossa consciência.  A vida atual tem se caraterizado por ser uma ciranda cada vez mais acelerada, uma verdadeira roda viva, restando pouco tempo para refazermos a tranquilidade e reequilibrarmos o nosso ser, superando a pressa, a ansiedade e o vazio existencial.  

Janeiro branco como pedagogia trata de priorizar a atenção da saúde mental, na prevenção, tratamento, cuidado e atitudes institucionais junto a políticas públicas, combatendo estigmas, traumas e preconceitos que afetam as famílias e as diversas idades e situações.  A Igreja vê com simpatia e interesse este evento já que oportuniza um crescimento integral da pessoa, eliminando sofrimentos emocionais e psicológicos que certamente sugam nossa energia e afetam nossos relacionamentos causando crises profundas nas pessoas, seus sentimentos e círculos de contatos e amizades.  

Este movimento social e cultural foi criado em 2014, instituído pela lei 14556 sendo a maior iniciativa global  dedicada à saúde mental, reconhecida por legislações  municipais, estaduais e federais, com apoio das instituições públicas. Jesus o Bom Pastor e Médico divino, também nos convida ao descanso reparador, a desacelar e simplificar nossa vida atribulada e por vezes sufocante. Vinde a mim vos que estais cansados e quebrantados é um chamado a reconstruirmos nossa vida, a recuperar a paz e a harmonia mental, e sanarmos as percepções e olhares para descobrir a beleza e o sentido pleno da vida. Deus seja louvado ! 

Tags:

leia também