A Presidência da CNBB iniciou nesta quarta-feira, 21 de janeiro, no Vaticano, as visitas aos Dicastérios da Cúria Romana, como parte do encontro anual com o Papa e os organismos da Santa Sé, que segue até o dia 29.
As agendas incluíram momentos de escuta e partilha no Dicastério para a Doutrina da Fé; amplo diálogo no Dicastério para o Clero, com contextualização da realidade dos presbíteros no Brasil e no mundo; e a partilha sobre a realidade latino-americana, com ênfase na Igreja no Brasil, na vivência da sinodalidade e nas preocupações com os caminhos da evangelização na Pontifícia Comissão para a América Latina.
A Presidência da CNBB é composta pelo cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente; e dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência.
Dicastério para a Doutrina da Fé
Na visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé, a Presidência da CNBB apresentou os trabalhos da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e destacou o êxito do Congresso Internacional sobre o Concílio Vaticano II, iniciativa acadêmica promovida pela PUC-Goiás em parceria com a CNBB.
O evento foi ressaltado por sua relevância teológica, pastoral e eclesial, especialmente no contexto das celebrações dos 60 anos do Concílio Vaticano II.
Na ocasião, também foram entregues materiais institucionais, entre eles o Relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025 e o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”.
Dicastério para o Clero
A agenda incluiu ainda visita ao Dicastério para o Clero, marcada por amplo diálogo e contextualização da realidade dos presbíteros no Brasil e no mundo. O encontro abordou temas relacionados à vida, à missão e à formação do clero, além dos desafios pastorais enfrentados pela Igreja no país.
Durante a visita, a Presidência da CNBB apresentou as seguintes questões:
- Ratio Institutionis (documento para a formação sacerdotal) / DGAE: atualização do andamento do Grupo de Trabalho e apresentação das linhas gerais do Relatório Final, em vista da atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE);
- Encontro Nacional de Presbíteros (ENP): partilha do Texto-Base como instrumento de comunhão, escuta e formação permanente do clero;
- Revisão do Documento 110: apresentação do processo de atualização das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros, à luz dos desafios atuais da Igreja no Brasil.
Também foram entregues ao Dicastério o Relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025; o texto-base da Campanha da Fraternidade 2026; e o Texto-Base do 20º Encontro Nacional de Presbíteros.
Pontifícia Comissão para a América Latina
Na Pontifícia Comissão para a América Latina, os membros da Presidência da CNBB realizaram uma partilha sobre a realidade latino-americana, com ênfase na Igreja no Brasil, na vivência da sinodalidade e nas preocupações com os caminhos da evangelização. Também foi destacado o reconhecimento ao CELAM pela iniciativa dos encontros sinodais nas diversas regiões da América Latina.
Entre os principais desafios apresentados, esteve o papel do Brasil e de outros países latino-americanos como rota migratória rumo aos Estados Unidos, especialmente para migrantes vindos da Ásia e da África. Foram abordadas ainda a presença da narcocultura no continente e as crises políticas e conflitos em países da América Latina, com impactos diretos sobre a realidade brasileira.
O encontro evidenciou a importância das redes de apoio social e evangelizador na região, como a REPAM, a Cáritas, a CEAMA e a Rede Clamor. Também foi ressaltada a necessidade do trabalho conjunto para a realização das pré-COPs e para a participação de diversos atores latino-americanos em Belém, durante a COP.
Ao final, foram entregues à Comissão o Relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026 e uma radiografia atualizada sobre a conjuntura política, elaborada em parceria com a Pontifícia Universidade Gregoriana.
As visitas da Presidência da CNBB aos organismos da Cúria Romana seguem nos próximos dias, fortalecendo os vínculos de diálogo, comunhão e cooperação da Igreja no Brasil com a Santa Sé (saiba mais aqui).
Com informações e fotos do padre Leandro Megeto | subsecretaria-geral da CNBB










