Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
3° Domingo do Tempo Comum 25/01/26 (Mt 4,12-23 ou 12-17).
Texto referencial: daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “convertei-vos, porque o Reino do Céu está próximo”. (Mt 4.17).
Herodes havia calado João Batista, mandando, degolá-lo na prisão, mesmo admirando-o. Os justos incomodam aos poderosos que amam mais o poder que a honestidade, a justiça e o bem. Os Herodes hoje em dia, andam soltos e os Batistas (João) são encarcerados. A luz faz mal aos olhos doentes e a verdade aos corações falsos. O bem é amado ou odiado: Por isso, sempre incomoda aos desonestos.
Não por nada, tanto João Batista, quanto Jesus, começam falando na necessidade de mudanças, de conversão, (Mc 1.15, Mt 4.17) ambos foram julgados. A maioria condenados e mortos. Tudo na vida tem um custo. A luz faz mal a olhos doentes. Assim foi, e assim continua sendo. Por isso a conversão também.
Calado João, Jesus começou sua missão. Logo chamou homens, para ajudá-lo. Foram os primeiros apóstolos. Eles ouviram o chamado e seguiram Jesus. E João e Thiago, disse também que além de abandonar o barco, deixaram também pai e mãe. De fato, as vezes é mais fácil deixar o barco e os pais, de que seus próprios interesses, ou inclinações. Portanto, ninguém seguirá Jesus, sem deixar nada. Aliás, o mundo hodierno tem muito a oferecer. É preciso estar por ou contra jesus. A decisão é minha. Sua. Nossa… por isso, faltam vocações, pois é necessário deixar. Deixar…
E nós hoje somos livres para seguir Jesus? respondei-me vós.
