Os membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram recebidos pelo Papa Leão XIV na manhã desta segunda-feira, 26. Esta é a primeira audiência anual da Presidência com o Papa Leão XIV, na agenda que ocorre geralmente nos meses de janeiro de cada ano com a visita ao Santo Padre e aos Dicastérios da Cúria Romana.
Segundo o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, o encontro com o Papa foi “um momento especial de fraternidade e proximidade, uma oportunidade de fortalecer ainda mais a comunhão”.

Espontaneidade e proximidade
O encontro foi oportunidade para partilhar com o Papa as experiências vividas recentemente pela Igreja no Brasil, bem como as repercussões de importantes eventos eclesiais realizados no país e em outros continentes. Também foi apresentado um relatório das atividades desenvolvidas pela CNBB ao longo do último ano.
De forma fraterna e descontraída, recordou-se ainda que a última Assembleia Geral da Conferência precisou ser suspensa, e que o pregador convidado para a abertura do encontro foi chamado a assumir o ministério como Sucessor de Pedro. O Papa reagiu com espontaneidade, em um clima de proximidade e cordialidade.
O presidente da CNBB destacou que se tratou de um encontro respeitoso e fecundo, no qual foi reafirmada a disposição de colaboração da Igreja no Brasil com o Pontífice, que, por sua vez, manifestou sua proximidade pastoral para com o povo brasileiro.
Com informações e fotos de Vatican Media
