Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
Um dos desafios para vivenciar e desenvolver uma cidadania saudável, participativa e consciente, superando as Face News, teorias conspiratórias e a intolerância, será trabalhar intensamente a amizade social e as virtudes e atitudes que a fortalecem.
Primeiro a alegria de participar ativamente na construção da cidade e da Nação, incentivando a corrente do bem viver e conviver, a civilidade de escutar e dialogar com todos/as, edificando como afirma o documento de Puebla uma sociedade pluralista, polifônica e diversa, onde a diferença de opiniões e tendências ideológicas alicerça a Democracia e o Estado de Direito.
Segundo atenção plena e consciência, ao valor do voto, da responsabilidade de escolher representantes dignos e íntegros pautados nos princípios do humanismo integral e solidário, inspirados pelos valores do Reino. Consciência e ética na política, que unidos a esperança profética, iluminarão nosso discernimento para votar não só em pessoas, mas em projetos políticos de Nação, de desenvolvimento integral, solidário e sustentável, em programas que priorizem os pobres e excluídos.
Confiança na juventude, na renovação das lideranças políticas, muitas vezes constituída como uma classe auto referenciada como dizia o Papa Francisco, confiança nas mulheres que contribuem com uma visão e percepção mais humana e abrangente da política, confiança nas instituições e no controle social, na accountability, na transparência, e na atuação cada vez mais expressiva da sociedade civil e dos movimentos sociais e ambientais.
Confiança no poder e justiça eleitoral e no acompanhamento das eleições evitando a corrupção e manipulação do voto e do ato de votar. Confiança no povo brasileiro que ao longo da sua história foi avançando em inclusão, justiça social e no processo de democrarização, cristalizado na Constituição de 1988, símbolo de cidadania e vontade popular. Deus seja louvado!
