Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul – RS
Em minha rápida viagem por Mato Grosso e Paraná na semana passada, tive a graça e a bênção de conferir, concretamente, a manifestação da graça de Deus na Igreja. Na Diocese de Diamantino, MT, que ainda continua aguardando seu novo bispo, participei de dois momentos marcantes: o encontro com o clero da Diocese ao final do retiro anual e a ordenação diaconal do seminarista Ronaldo de Oliveira Vicente, na Paróquia de Tangará da Serra.
Com os padres reunidos, senti a força e a riqueza da unidade presbiteral e seu entusiasmo pela missão. Percebi que o administrador diocesano, Pe. Reinaldo Braga Junior, está conduzindo com muita firmeza e determinação a Diocese vacante, juntamente com o coordenador de pastoral, conselho presbiteral, colégio de consultores e conselho administrativo. Igualmente me certifiquei de que o grande projeto das Santas Missões Populares está seguindo em toda Diocese com grande participação popular e produzindo muitos frutos.
A celebração da ordenação ao diaconato do seminarista Ronaldo, no dia 25 de março, foi marcada por muita emoção e testemunho de fé. Vi que Deus continua manifestando sua graça e seu dom ao ainda chamar jovens ao seguimento vocacional. A grande participação dos fiéis vindos de muitas paróquias, a presença da maioria dos padres da Diocese, o apoio da equipe vocacional e a minha presença como bispo ordenante, garantiram ao diácono Ronaldo, a coragem e a firmeza de seu SIM.
Para mim, esta rápida visita à Diocese de Diamantino onde trabalhei durante 12 anos, foi muito gratificante. Alem das celebrações já citadas, visitei os seminários, a casa do Instituto das Irmãs, a Cúria e o Bispado de Diamantino, paróquias, famílias e amigos.
No dia 26 de março, em Francisco Beltrão, PR, participei da ordenação episcopal de dois novos bispos: Dom Agenor Girardi e Dom Jeremias Steinmetz, sendo que Dom Agenor será bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
A grande participação dos fiéis, religiosos, seminaristas, padres e bispos obrigaram os organizadores a realizar a celebração no Ginásio do Centro de Eventos de Francisco Beltrão. Foi uma celebração muito emocionante, onde dois padres responderam livre e generosamente ao chamado à ordem episcopal. Em seus testemunhos demonstraram muita gratidão a Deus pelo dom da vocação e prometeram total empenho para bem realizar sua missão episcopal na Igreja.
As manifestações da graça de Deus que pude vivenciar em uma semana, nos animam a continuar a missão evangelizadora, valorizando sempre mais todas as vocações. Vi que Deus continua, ainda hoje, chamando jovens e adultos para a vocação religiosa e sacerdotal.
Reafirmamos: a Vocação é dom Deus, mas precisa da resposta humana.