A misericórdia divina! 

Dom Anuar Battisti 
Arcebispo Emérito de Maringá (PR) 

 

Caros irmãos e irmãs, o 4º domingo da Quaresma fala sobre o amor incondicional e misericordioso de Deus por nós. Em meio aos desafios e tentações deste tempo de preparação, as Escrituras nos lembram da constante presença do Senhor em nossas vidas, oferecendo-nos redenção e salvação. 

No Evangelho de Lucas (15,1-3 e 11-32), encontramos a conhecida parábola do filho pródigo, na qual Jesus nos revela a infinita misericórdia do Pai celestial. O filho mais novo, ao desejar sua parte da herança e deixar a casa do pai, mergulha no pecado e na dissolução. No entanto, quando ele retorna arrependido, seu pai não apenas o acolhe de braços abertos, mas também celebra sua volta com alegria. 

Essa parábola nos ensina que, mesmo quando nos afastamos de Deus e nos perdemos em nossos próprios caminhos, Ele nunca desiste de nós. Sua misericórdia está sempre disponível para aqueles que se voltam para Ele com um coração contrito. Assim como o pai na parábola, Deus nos espera ansiosamente, disposto a perdoar e restaurar-nos em Sua graça. 

Além disso, na Epístola de Paulo aos Efésios (2, 4-10), somos lembrados de que fomos salvos pela graça, mediante a fé, e isso não vem de nós mesmos, mas é um dom de Deus. Nada que façamos pode merecer essa salvação; é puramente pela bondade e generosidade de Deus que somos resgatados e reconciliados com Ele. 

Portanto, neste tempo de Quaresma, somos convidados a refletir sobre a imensidão do amor de Deus por nós e a responder a esse amor com arrependimento e gratidão. Que possamos reconhecer nossas fraquezas e pecados, e nos voltar para o Pai que nos espera de braços abertos, pronto para nos receber de volta em Sua casa. 

Que o exemplo do filho pródigo nos inspire a buscar a misericórdia e o perdão de Deus, e que possamos experimentar a alegria da reconciliação com Ele. Que possamos também estender essa mesma misericórdia aos outros, seguindo o exemplo do Pai celestial que ama a todos os seus filhos. 

Que neste 4º domingo da Quaresma possamos renovar nosso compromisso com Deus e com o próximo, confiando na Sua graça e na Sua infinita misericórdia. Amém. 

 

Tags:

leia também