Aberto oficialmente o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe

No início da noite desta quarta-feira, 3, foi aberto oficialmente o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe (Muticom). A orquestra sinfônica de Flautas Doces, Vila-Lobos, da cidade de Porto Alegre abriu o evento tocando várias músicas, entre elas Brasileirinho, Aquarela do Brasil, Image, de John Lennon e O que é, o qué, de Gonzaguinha. A platéia vibrou e aplaudiu bastante o grupo composto por jovens e adolescentes da periferia da capital gaúcha.

Logo após a apresentação da orquestra, foram chamadas várias autoridades para compor a mesa de abertura, entre elas, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, dom Cláudio Maria Celli; a governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; o prefeito e o arcebispo de Porto Alegre, respectivamente, José Fogaça e dom Dadeus Grings; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o senador Predo Simon, entre outros.

DSC_0098

DSC_0134Em seu pronunciamento, dom Dadeus Grings disse estar muito feliz por receber os participantes “do tão esperado Mutirão de Comunicação”. Ele destacou que essa semana será de intensas atividades no edifício da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). “As discussões”, disse ele, “serão, ao longo do evento, voltadas para o tema ‘Processos de Comunicação e Cultura Solidária'”  e deverão trazer profundas reflexões, de modo especial, com foco nas novas tecnologias. “É importante percebermos as maneiras de como marcarmos presença hoje nesses tempos de internet. É interessante aos comunicadores e a toda a sociedade refletir sobre o estilo de vida que muda, com o passar do tempo, e que a comunicação também está em processo de mudança e se tornando mais democrática”, frisou. Ainda durante seu discurso, dom Dadeus leu uma carta escrita pelo arcebispo de São Paulo (SP), o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, saudando os participantes do evento. “O esforço conjunto de todos vocês no Mutirão de Comunicação será muito válido. Rezo por todos e peço a intercessão de São Paulo Apóstolo, que também como comunicador, soube responder ao seu chamado”, diz o texto.

O representante do Conselho Episcopal Latinoamericano, dom Guilhermo Ortiz Mondragón, enfatizou a importância do evento como direcionamento para a Igreja encontrar o sentido da comunicação. Segundo ele, “a comunhão com ressuscitado se faz presente, no evento, pelo relevante tema discutido que se preocupa com a cultura solidária que parte dos processos comunicativos”.

DSC_0156O presidente da Comissão Episcopal para Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, falou de como o Rio Grande do Sul transformou o Mutirão de Comunicação Brasileiro em Latino americano. “Aqui encontramos a vocação gaúcha que transformou o Mutirão que era brasileiro em latino americano. Essa vocação acontece porque o Rio Grande é uma terra de fronteiras”. O arcebispo do Rio de Janeiro lembrou-se de cada tema dos mutirões passados e afirmou que a evolução da sociedade vem sempre através dos meios de comunicação sociais. “Eis a vocação maior do Muticom: tornar os processos comunicacionais a base da evolução social”, completou ele.

Conferência de Abertura

DSC_0198O cardeal dom Cláudio Maria Celli fez em espanhol a primeira Conferência do Muticom de Porto Alegre. Durante sua fala, ele leu algumas frases do papa Bento XVI voltadas para a comunicação, presentes em sua Encíclica, “Caridade na Verdade”. Preocupado, ele deu alguns números comparativos da comunicação no Brasil e no continente africano. “No Brasil há 180 rádios católicas que atuam levando a boa nova de norte a sul. Em todo o continente africano, porém, existem pouco menos de 200 rádios. Esse é um problema que nos inquieta profundamente”, lamentou. Trazendo a saudação de Bento XVI, ele disse: “Para sermos missionários, temos que ser primeiro discípulos, lembremos disso durante esse importante Mutirão de Comunicação”.

Talk Show

DSC_0207Após a Conferência do Cardel Cláudio Maria Celli, houve um programa em estilo Talk Show, que contou com a participação do ministro da Comunicação do Paraguai, Carlos Augusto dos Santos e dos comunicadores, Ismael Gonzalez, Fernando Checa Montúfar e Beto Almeida. O programa foi conduzido por Lauro Quadros e Washington Uranga.

 

 

 

Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/CNBBNacional e acesse nosso álbum de fotos no Flickr

Tags: