Algumas atividades do Papa Bento XVI no ano da Graça do Senhor de 2010

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro  – RJ

Ao concluirmos o ano de 2010, em unidade com o Sumo Pontífice, agradecemos a Deus pela sua missão e partilhamos alguns aspectos de seu trabalho na caminhada histórica da Igreja e pedimos ao Senhor que continue abençoando e conduzindo aquele que foi colocado como sinal da unidade visível no comando da barca de Pedro durante estes tempos de mares revoltos e profundas transformações no céu da sociedade.

Vivendo o sexto ano de seu Pontificado, o nosso Romano Pontífice, o Santo Padre Bento XVI, realizou, dentre inúmeras atividades, como: a do Angelus recitado publicamente a cada domingo, as costumeiras audiências gerais às quartas-feiras, as mensagens e os discursos, algumas outras que gostaríamos de assinalar:

Viagens Apostólicas fora da Itália
Malta – 17-18/04 – Visita à Gruta de São Paulo;
Portugal – 11-14/05 – Como peregrino a Fátima;
Chipre – 4-6/06 – Publicação do Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio;
Reino Unido – 16-19/09 – Ocasião em que Beatificou o Cardeal Newman;
Santiago de Compostela e Barcelona – Como peregrino a Santiago e para Consagrar a Basílica da Sagrada Família (Gaudi);

Visitas Pastorais na Itália
Turim – 5/5 – Como peregrino para venerar o Santo Sudário;
Sulmona – 4/7 – Ano jubilar especial pelos 800 de nascimento de São Pedro Celestino (Papa Celestino V);
Carpineto Romano – 7/09 – 200 anos do nascimento do Papa Leão XIII;
Palermo – 3/10 – Encontro regional dos jovens e das famílias.

Atividades de seu governo ordinário
Em 21 de maio aprova as modificações introduzidas nas Normas sobre os delitos mais graves em matéria de fé e de moral.

Em 11 de junho o Santo Padre encerrou o Ano Sacerdotal vivido sob a celeste proteção do Patrono dos Sacerdotes, São João Maria Vianney, o Cura d’Ars.
Em 21 de setembro escreveu sua 20ª Carta Apostólica – Ubicumque et semper com a qual institui o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Em 30 de setembro entregou à Igreja a sua segunda Exortação Apostólica pós-Sinodal Verbum Domini – sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

De 10 a 24 de outubro Abriu e Encerrou os trabalhos da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio: “A Igreja Católica no Oriente Médio: Comunhão e testemunho”. “A multidão daqueles que acreditaram era um só coração e uma só alma” (At 4, 32).
Em 20 de outubro anuncia a Criação de 24 novos Cardeais em Consistório Ordinário Público, realizado em 20 de novembro, entre os quais o Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Raymundo Cardeal, Damasceno Assis, ao qual atribui o Título Presbiteral da Imaculada ao Tiburtino.

Discursos aos Bispos Brasileiros em Visita Ad limina Apostolorum

Regional Norte 2 – Estado do Pará em 15 de abril, tendo como tema: “A Eucaristia: centro e fonte do ministério petrino”.

Regional Leste 2 – Estados do Espírito Santo e Minas Gerais em 19 de junho, tendo como tema: “Credibilidade moral, integridade e santidade de vida”.

Regional Nordeste 3 – Estado da Bahia em 10 de setembro, tendo como tema: “Ecumenismo sadio para contrastar indiferentismo e relativismo eclesiológico”.

Regional Leste 1 – Estado do Rio de Janeiro em 25 de setembro, tendo como tema: “O perdão reconstrói o homem e favorece a renovação da sociedade”.

Regionais Norte 1 e Noroeste – Estados do Acre, Amazonas e Rondônia em 4 de outubro, tendo como tema: “A missão não é busca de novas técnicas, mas serviço ao Evangelho”.

Regional Nordeste 5 – Estado do Maranhão em 28 de outubro, tendo como tema: “Defender a vida e a dignidade da pessoa”.

Regional Sul 2 – Estado do Paraná em 5 de novembro, tendo como tema: “Promover vocações”.

Regional Centro Oeste – Distrito Federal e Estados de Goiás e Tocantins em 15 de novembro, tendo como tema: “A Conferência episcopal não deve substituir os bispos na missão pastoral”.

Desse modo, o Sucessor de Pedro, Cabeça do Colégio dos Bispos, preside na caridade e confirma na fé os fiéis cristãos da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, cumprindo sua missão para que em tudo seja Deus glorificado, nada absolutamente antepondo ao amor de Cristo, como cooperador da verdade.
A nossa arquidiocese se une à missão apostólica do sucessor de Pedro e, olhando para o tempo presente, confia no Senhor que nos conduz pelo Seu Espírito para que abençoados sejam os dias do novo ano de 2011.
Para que em tudo seja Deus Glorificado.

Tags: