O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep) divulgou na sexta-feira, dia 29 de agosto, o relatório de atividades dos meses de junho e julho. Teve destaque no documento a etapa dos encontros regionais da 5ª turma do curso de Fé e Política, organizado em parceria com a Coordenação Central de Educação à Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CCEAD PUC/Rio). Os encontros aconteceram em São José dos Campos (SP), João Pessoa (PB), Poções-BA e Belém-PA.
A cidade paulista de São José dos Campos (SP) recebeu os alunos de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, nos dias 22 e 23 de julho. A capital paraibana reuniu, de 11 a 13 de julho, alunos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O encontro em Poções (BA), ocorrido de 18 a 20 de julho, recebeu discentes da Bahia, do Sergipe e de Minas Gerais. O último encontro dessa etapa aconteceu em Belém, de 25 a 27 de julho, e estiveram presentes estudantes do Pará, Rondônia, São Paulo, Amapá e Amazonas.
Em cada encontro foi possível aos alunos reencontrarem-se após a primeira etapa presencial, realizada em janeiro deste ano. Eles vivenciaram “momentos fortes de oração e de partilha”, destaca o relatório.
Na pauta, estava a apresentação da cartilha “Eleições 2014 – seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”, organizada pelo Cefep e outras entidades, e do texto de Estudos 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”, aprovado na 52ª Assembleia Geral da Conferência, em maio deste ano.
Os alunos também fizeram avaliação da caminhada do semestre após a primeira etapa presencial e das disciplinas da educação a distância. Houve análise e partilha dos projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
O secretário executivo do Cefep, padre José Ernanne Pinheiro, a assessora da instituição, Áurea Emília, e o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Geraldo Aguiar, acompanharam os encontros.
O curso continua a partir de outubro com outra disciplina à distância e, na sequência, a segunda etapa presencial, em janeiro de 2015.
