Dom Antônio Carlos Altieri
Arcebispo emérito de Passo Fundo (RS) 

 

Deus o chamou e ele seguiu, em paz, ao chamado. Rezemos ao Senhor por seu eterno descanso. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” (Is 57,2) 

Com profundo pesar e humildade, recorremos ao Altíssimo pela paz eterna do venerável prelado, Dom Eurico dos Santos Veloso. Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado serviço à Santa Igreja, sempre pautado pelo zelo apostólico, nas diversas missões que lhe foram confiadas como arcebispo de Juiz de Fora, em Minas Gerais. 

Como penhor de consolação e de esperança na vida eterna, unamo-nos todos em oração pelo eterno descanso de Dom Eurico. Neste momento de tristeza e perda, é nossa fé que nos sustenta, e confiamos que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, acolherá seu servo fiel em Seu seio e concederá a ele a imarcescível coroa da Gloria que tanto merece. 

Dom Eurico deixa um legado de fé, dedicação, amor à Igreja e cuidado com os doentes. Sua peregrinação incansável em hospitais pelo Brasil, como presidente da Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) sempre esteve à frente de qualquer dificuldade. Caminhava de leito em leito para levar suas bênçãos e uma palavra de conforto a quem buscava reabilitação. Sua compreensão nos ensinava que a saúde é o alicerce de uma vida plena e feliz. 

Sua missão continuará a nos inspirar e as futuras gerações de fiéis. Que possamos todos encontrar consolo na certeza da vida eterna e na promessa da ressurreição, que é o cerne da nossa fé cristã. 

“Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com Ele, aqueles que Nele dormiram.” (1 Ts 4,14) 

Que o Senhor ilumine e console os corações daqueles que choram a partida deste servo exemplar, e que a memória de sua vida dedicada ao serviço de Deus seja um farol de esperança para todos nós. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, o acolha em Seus braços e o recompense abundantemente por sua dedicação à Sua obra. Que sua memória seja uma bênção para todos nós e que possamos continuar a honrar seu legado de amor e serviço. 

Nos últimos anos tenho trabalho mais de perto de Dom Eurico no cuidado com os doentes. Lamento não ter podido participar de seus funerais porque me encontrava em Roma nas comemorações dos 40 anos da Fazenda da Esperança. 

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” (Jo 10,27-28) 

Em oração e comunhão de fé. 

 

 

 

 

Tags:

leia também