“Aparecida, 15 anos depois, à luz do Magistério do Papa Francisco” é tema de Congresso Internacional Virtual

Teve início nesta segunda-feira, 12 de setembro e segue até quarta-feira (14), o Congresso Internacional virtual “Aparecida, 15 anos depois, à luz do Magistério do Papa Francisco”, organizado pela Conferência das Instituições Católicas de Teologia da América Latina e do Caribe (COCTI) em parceria com o Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) – organismo técnico de assessoria teológico-pastoral vinculado ao secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente do COCTI, padre Waldecir Gonzaga, destacou que este Congresso procura “fazer uma retrospectiva do Documento e da realidade da presença da Igreja no continente, refletindo sobre os temas propostos a partir da visão de uma conversão pastoral de uma Igreja em saída”.

Na abertura do evento virtual, o arcebispo de Brasília (DF) e presidente do INAPAZ, cardeal dom Paulo Cezar Costa citou que o Papa Francisco levou o Documento de Aparecida para a Igreja Universal, através dos pronunciamentos e documentos. “O documento de Aparecida prepara a Igreja para o tempo de mudança de época”.

O presidente do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM), Monsenhor Miguel Cabreros, disse na abertura que “a partir do Documento de Aparecida, avançamos em muitos âmbitos, mas convocou-nos a avaliar quais as partes que ainda permanecem como desafios, a exemplo da sociedade plural, da multicuturalidade e da cultura urbana; estar ao lado dos que sofrem; diálogo com a sociedade (política, cultura, comunicação); o desafio da mudança de identidade derivada da mudança de época; vivência da sinodalidade e aprimoração dos mecanismos de participação; participação da mulher na vida da Igreja; e as situações de abusos na vida da Igreja”.

De acordo com o padre Waldecir Gonzaga, a proposta desse encontro é analisar o presente mantendo o passado diante de nossos olhos e olhando para o futuro da Igreja no continente. “A realidade mudou nos últimos 15 anos, especialmente com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em termos sociais, políticos e religiosos”.

Ele também deixou muito claro que “este congresso não quer avaliar a Assembleia Eclesial, que é de fundamental importância para a Igreja da América Latina e do Caribe”. No entanto, é inegável que haverá comentários e menções sobre ela”.

No entanto, “não há como olhar para a Igreja Católica no continente e não levar em conta os passos dados pelas Conferências antes de Aparecida, de Medellín a Santo Domingo, os avanços do Sínodo da Amazônia e as conquistas da Assembleia Eclesial”.

O evento que terá certificação da PUC-Rio também conta com o apoio e a organização de Universidades de todo o continente, do CELAM, Ecclesia in America, INSECTOS, entre outros.

Participar do Congresso

O congresso terminará no dia 14 de setembro, será completamente virtual e você poderá acessar este link

https://puc-rio.zoom.us/j/97393265858?pwd=L1JFenIyR3hraEFOR3dibC83SWRvQT09

Você também poderá acompanhar o evento no canal Youtube da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Com informações do Vatican News

Tags: