Na convivência humana, sempre sujeita a estremecimentos, desacordos, raivas ou simpatias, existe espaço para o confronto, quando se faz necessário. O Criador tem um atributo, que deve estar presente nas relações humanas. Ele é uma pessoa totalmente justa. Como conseqüência, não podemos ser adeptos do irenismo, que quer promover a paz, quando se prejudica a vida dos desfavorecidos da sorte . É uma falsa paz, porque se deixa os mal intencionados à vontade. Por isso nos devemos contrapor aos injustos, e ajudar a lhes tirar o poder. “Longe de mim todos os que praticais a iniqüidade” (Sl 6, 8). Infelizmente, dentro de um quadro de injustiças, não se pode dormir tranqüilo, enquanto pobres seres humanos padecem. Os violentos, os tiranos, os arrogantes e os perseguidores dos fracos devem ter seu poder diminuído.
Mas a mazela humana que tem o mais vasto campo de atuação, é a amarga inveja, “podridão dos ossos”. Essa não é legítimo sentimento humano. Não se trata de incomodar os maus, mas sim, de pôr chumbo nos pés de gente qualificada. Acontece quando uma personalidade quer crescer acima das outras, mas reconhece que não tem capacidade. Por não ter qualidades de se avantajar sobre um rival, o candidato ao fracasso procura segurar quem está correndo na frente. Sua face torna-se lívido-amarelada. Esse vício humano tira a saúde do perseguidor e do perseguido. Arruína vidas, desmantela projetos, priva a sociedade de novos valores, seca ideais. A história de cada um poderia ser muito diferente, caso não existisse tal fraqueza. Também aprendi que um dos grandes entraves da nossa Igreja, das comunidades, das pastorais e dos movimentos, é quando, por pura culpa desse infausto pecado, as pessoas começam a se arranhar umas as outras. É um atraso que entristece. As Escrituras dizem que a característica de satanás é provocar desunião e inveja. Mas a característica da força divina é outra: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si” (Gal 5, 22). Aproximemo-nos de Cristo, fonte desses bens.