O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e a arquidiocese de Curitiba fizeram a entrega simbólica dos recursos financeiros disponibilizados pelo fundo às dez entidades católicas que tiveram seus projetos selecionados com as propostas relacionadas ao tema social da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. No mesmo dia aconteceu ainda o ato de assinatura dos contratos destas entidades com o FDS.
Os recursos são arrecadados na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, e se destinam à Rede Arquidiocesana de Curitiba: grupos organizados (institucionalizados), associações, comunidades, paróquias, pastorais arquidiocesanas, organizações sociais, movimentos populares, fóruns, redes e entidades.
o evento contou com as presenças do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti e do padre e coordenador do Fundo Diocesano, José Aparecido Pinto.
A lista dos projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo está disponível nos sites da arquidiocese: www.arquidiocesedecuritiba.com.br e da Ação Social do Paraná: www.asp.org.br.
Fundo Diocesano de Solidariedade
Surgiu em 1998, quando a CNBB decidiu unir a Campanha da Fraternidade à Campanha permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos.
Com as normas estabelecidas, 60% dos recursos arrecadados ficam na diocese e constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS),administrado por um Conselho Gestor Diocesano; enquanto que 40% são depositados pela diocese em uma conta corrente especifica e constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado pela Cáritas Brasileira, sob a orientação do Conselho Gestor Nacional.