Arquidiocese de Mariana completa 270 anos de criação

Cerca de 7000 mil fiéis participaram da comemoração

A Arena Mariana, em Minas Gerais, esteve em festa com a celebração dos 270 anos de criação da arquidiocese de Mariana. O evento ocorreu no último sábado, 28 de novembro, e reuniu cerca de 7000 mil fiéis.

O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa de celebração juntamente com os bispos: dom José Eudes, de Leopoldina; dom João Justino, de Belo Horizonte, dom José Aristeu, de Luz; dom Barroso, bispo emérito de Oliveira, e dom José Carlos Souza, de Divinópolis. Sacerdotes, seminaristas e diáconos também participaram.

Com o objetivo de relembrar a história da primeira diocese de Minas Gerais, os fiéis acompanharam, no começo da missa, a entrada de quadros com imagens dos bispos que fizeram parte da caminhada da arquidiocese. Na homília, dom Geraldo falou sobre a criação da diocese de Mariana e enfatizou que foi a primeira igreja de Minas Gerais a ser construída – planejada pelo papa Bento XIV, no ano de 1.745.

O bispo também abordou os 265 anos de fundação do Seminário de Mariana, a primeira escola de Minas, e comentou a respeito dos 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II, convocado pelo papa João XIII e conduzido pelo papa Paulo VI.

Para a leiga Paula Roberta Martins, a missa foi marcante.  “Celebrar a Deus e os padroeiros da arquidiocese é muito importante, um dos momentos que mais me marcou foi a entrada dos quadros, com as fotos dos bispos que já passaram pela arquidiocese”, disse.

Solidariedade

Durante a celebração foi realizada uma coleta especial em favor dos atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana. Na ocasião, dom Geraldo disse que a celebração era, também, uma forma de expressar a solidariedade com todos os atingidos pela enorme tragédia.  “Solidarizamo-nos com os irmãos e irmãs de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Ponte do Gama, Pedras e Barreto; com as comunidades urbanas e rurais do município de Barra Longa, como também com os demais municípios dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, banhados pelo Rio Doce. Nossa tristeza é grande, a dor é profunda, os prejuízos são enormes, a desolação não tem tamanho, mas a fortaleza da fé e a solidariedade fraterna ultrapassam a tudo, reconfortam e encorajam. Entre os escombros, brotam sinais de vida e ressurreição. Deus está presente”, ressaltou.

Texto base do novo PAE

O novo texto-base do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) também foi apresentado durante a celebração. O texto foi aprovado na 23ª Assembleia Arquidiocesana, realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no seminário São José, em Mariana.

Com informações e foto da arquidiocese de Mariana (MG)

Tags: