Arquidiocese de Natal e instituições parceiras articulam Pacto Educativo Estadual

Prefeitos da região participaram do encontro | Foto: Cacilda Medeiros

A proposta do Pacto Educativo Global avança no estado do Rio Grande do Norte, a partir da motivação da arquidiocese de Natal (RN). Na quinta-feira, dia 27, mais de 300 pessoas participaram do “Encontro de Angicos: por um Pacto Educativo no RN”, realizado no auditório da Universidade Federal Rural (UFERSA), em Angicos, cidade localizada na região do sertão central potiguar.

As três dioceses do estado estavam representadas, além de outras dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), prefeitos e secretários municipais de educação e educadores. O encontro contou ainda com a participação do arcebispo metropolitano de Natal, dom João Santos Cardoso; de dom Francisco Agamenilton Damascena e dom Carlos Lema Garcia, membros da Comissão de Cultura e Educação da CNBB, além de dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo emérito de Natal.

 

Sinal de esperança

Após a mesa de abertura do encontro, dom João Cardoso falou sobre a proposta do Pacto Educativo Estadual. “A educação é um sinal de esperança para o crescimento da pessoa humana”, destacou o arcebispo. “Por isso, propomos um Pacto capaz de articular todas as forças para promover a educação verdadeiramente integral”, enalteceu.

Ainda pela manhã, Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas Estadual, parceiro da Igreja na proposta do Pacto, apresentou o trabalho do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação do Rio Grande do Norte (Gaepe-RN). O Gabinete é articulado pelo TCE-RN, inspirado na experiência de outros estados.

Depois, os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada grupo pensou como o Pacto Educativo pode ser implementado, na prática, no território potiguar. À tarde, o diácono Márcio Azevedo, da diocese de Caicó (RN) e professor do IFRN, ministrou uma palestra com o tema: “Do Movimento de Natal ao Pacto Educativo Estadual”.

Prefeitos da região participaram do encontro | Foto: Cacilda Medeiros

 

Inspiração

O Pacto Educativo do Rio Grande do Norte é inspirado no Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, e na Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi a “educação”.

“Com a Campanha da Fraternidade de 2022, através da Pastoral Universitária, aqui, em Natal, nós já defendíamos a necessidade de um Pacto Educativo Estadual. A partir da chegada de Dom João Santos Cardoso, cuja posse foi em outubro de 2023, em visita dele realizadas a instituições, como Universidade Federal e Instituto Federal, começamos a defesa em prol da realização deste Pacto”, explica Padre Matias Soares, coordenador da Pastoral Universitária na Arquidiocese de Natal e do projeto do Pacto Educativo Estadual.

Até o momento, foram realizadas várias reuniões, com a presença de representantes de instituições que atuam no campo na educação. No dia 28 de agosto deste ano, aconteceu um seminário, em Natal, com o tema “Desafios e possibilidades da educação no RN”, reunindo cerca de 400 pessoas, e, nesta quinta-feira, o encontro, na cidade de Angicos, com mais de 300 pessoas, entre elas mais de 30 prefeitos municipais.

Segundo padre Matias Soares, a comissão responsável pelo projeto está preparando uma agenda de atividades para 2026, com o objetivo de dar mais passos para a implementação do Pacto Educativo Estadual.

 

Com Arquidiocese de Natal | Fotos: Cacilda Medeiros

Tags: