A Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) reabriu, depois de quase três anos fechada para restauração, a concatedral de São Pedro dos Clérigos. Localizado no bairro de São José, área central da capital pernambucana, o templo do século 18 é uma das principais heranças do estilo barroco no estado e foi o primeiro monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em 1938.
Para devolver a concatedral ao Povo de Deus, uma equipe de 40 restauradores trabalhou na remoção de camadas de verniz e poeira, e na reparação dos estragos causados pelos cupins e pela oxidação da estrutura interna.
O retorno das atividades litúrgicas na Igreja de São Pedro dos Clérigos foi marcada pela celebração da Santa Missa presidida pelo bispo emérito de Vitória da Conquista (BA) e vigário geral da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Luís Gonzaga Pepeu. A solenidade foi reservada para autoridades e convidados. A expectativa é de que os fiéis possam visitar e participar das missas a partir de março.
