Quem conhece a história das telecomunicações no Brasil já ouviu falar do padre-cientista Landell de Moura: ele foi o pioneiro na transmissão radiofônica em São Paulo (1893), entre o bairro de Santana e a região da Paulista. Esse fato da nossa história testemunha o interesse da Igreja Católica pelos meios de comunicação social. Agora, a Igreja de São Paulo planeja ampliar sua presença no mundo digital.
O assunto foi abordado neste sábado, dia 22, durante o encontro promovido pela Pastoral da Comunicação da arquidiocese de São Paulo com a participação de comunicadores católicos.
Logo na abertura do encontro, que teve como programa analisar a mensagem do Papa Bento XVI proposta para o 44º Dia Mundial das Comunicações, celebrado no último dia 16, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, comparou a web ao antigo pátio dos gentios. “Assim como o apóstolo Paulo anunciava a mensagem de Cristo no pátio dos gentios do Templo de Jerusalém, a internet também se apresenta como um espaço para efetivamente mostrarmos a face de Deus ao mundo”, disse.
Este ano, a Igreja abordou o tema ‘O padre e a pastoral no mundo digital – novos meios de comunicação a serviço da Palavra’. “Hoje, além do púlpito, o papa pede que os sacerdotes utilizem também das novas mídias na sua missão de comunicadores da Palavra de Deus, formando uma espécie de diaconia no continente digital. Faz parte da missão da Igreja ser presente também no mundo digital”, apontou.
Em sua apresentação sobre Novas mídias e evangelização: desafios e oportunidades para a Igreja, o professor da Escola Politécnica da USP, Fernando Josepetti Fonseca, alertou os comunicadores da Igreja sobre a transformação da linguagem nas novas redes da web que praticamente suprimiu a figura do editor, como é conhecido desde a invenção da imprensa pelo alemão Johannes Gutenberg. “As novas redes como blogs e twitter têm permitido a publicação de ideias sem a dependência da figura do editor, e com baixo custo. Isso implica a geração de conteúdo e sua postagem direta, às vezes sem responsabilidade”, disse. E apontou a interatividade como um dos desafios para a Igreja. “Vejo que a dificuldade dos comunicadores católicos está sendo na adequação da mensagem às novas linguagens que exigem interatividade, mas agora é a hora propícia para dominar essa nova maneira de falar com as assembleias. A dica é transformar a sua mensagem em textos interativos, com o uso da síntese, imagem, som e vídeo, excluindo o que ficou obsoleto”, sugeriu.Mais de cem pessoas, entre bispos, padres, religiosos, agentes de pastorais, lideranças e profissionais de comunicação participaram do evento realizado na sede das Irmãs Paulinas, na Vila Mariana, na zona sul da cidade. A arquidiocese de São Paulo congrega mais de cinco milhões de fiéis espalhados por quase 300 paróquias e comunidades.
Fotos: João Carlos Gomes