Identificar como a Igreja comunica e como ela é vista pela sociedade, além dos meios para se colocar em prática um plano de comunicação que sirva, em todo seu potencial, à evangelização. Esses foram alguns dos pontos abordados no encontro sobre mídia e Igreja promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), na manhã de ontem, dia 24.
O evento reuniu representantes do clero, além de profissionais de diferentes veículos de comunicação, entre eles o assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins.
Na abertura do encontro, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, apontou algumas dificuldades que a Igreja enfrenta nesse meio e no modo “como as pessoas veem a nossa própria comunicação”.
Durante o evento foi apresentado o trabalho que está sendo feito para a elaboração do plano de comunicação da arquidiocese. “Vamos dialogar, conversar, mas sabendo que isso não concluirá o assunto. É apenas um passo a mais dentro dessa reflexão. Não vamos resolver todos os problemas, mas servirá para ficarmos atentos aos diversos aspectos que envolvem o tema”, ressaltou o arcebispo.
Para o vigário episcopal para a Comunicação Social, padre Marcos William Bernardo, responsável pelo encontro, o projeto de comunicação é algo que caminha ao lado do projeto pastoral e é um instrumental necessário, que o torna mais eficaz.
O diretor da Central da Rede Globo de Comunicação, Luis Erlanger, ministrou uma palestra sobre como a Igreja é vista na mídia, em especial nas mídias sociais.
Erlanger apontou a necessidade da articulação de um trabalho em rede e de ações que mostrem, de fato, a imagem real da instituição.